CALOR SEGUE HOJE

Após dias congelantes na semana passada, o belo-horizontino enfreta forte calor em pleno inverno. Desde terça-feira (11), os termômetros têm batido a marca dos 30°C na capital. Segundo meteorologistas, a temperatura está 6°C acima da média histórica de julho. Situação que se repetiu nesta quinta-feira (13).

Alguns fatores ajudam a explicar o forte calor em uma época marcada por tempeturas máximas em torno de 24°C. Uma massa de ar seco e quente atua na região metropolitana, que também têm sofrido com as queimadas em áreas verdes e incêndios em estabelecimentos comerciais. 

“Não podemos deixar de citar também o aquecimento global. Na última sexta, por exemplo, foi registrado o dia mais quente do planeta, chegando a uma temperatura média de 17,2°C. A baixa umidade relativa do ar também é um fator que pode explicar os dias mais quentes em pleno inverno”, destaca o meteorologista do Climatempo,

Ruibran dos Reis.

Para esta quinta, a massa de ar seco e quente segue atuando em BH, mantendo a temperatura elevada e umidade relativa do ar, baixa. Na metrópole,  a mínima prevista será de 17°C, com máxima de 30°C.  A preocupação é maior com a umidade relativa do ar, que ficará em torno de 20%, à tarde.
Publicidade

Durante esse período, médicos recomendam que as pessoas bebam bastante água, usem soro fisiológico para umidificar as narinas e evitem exercícios físicos ao ar livre, principalmente entre 10h e 16h.

E frio? Vai voltar?

Para quem não gosta de calor, o frio dará as caras novamente na capital. Uma massa de ar polar é esperada para a próxima semana, amenizando as temperaturas. A expectativa é que a máxima não ultrapasse os 22°C, com tempo parcialmente nublado.