Que tal apagar as luzes às 20h30 deste sábado (24) e participar do movimento mundial da Hora do Planeta? Graças a uma proposta da ONG WWF, todo o mundo é convidado a ficar as luzes apagadas durante uma hora para promover uma reflexão e conscientização sobre as mudanças climáticas a importância de valorização do meio ambiente.
A administração de Belo Horizonte também vai participar do ato simbólico. As luzes da Igrejinha da Pampulha, Praça da Bandeira e do edifício sede da prefeitura, na avenida Afonso Pena, serão apagadas no sábado, das 20h30 às 21h30.
Vale lembrar que Belo Horizonte foi premiada três vezes (2014, 2015 e 2016) como Capital Nacional do Desafio das Cidades/Hora do Planeta da WWF, por demonstrar uma política engajada em relação ao meio ambiente.
Em outras cidades
Segundo a ONG organizadora, dezenas de municípios brasileiros e quase 300 monumentos no país já confirmaram participação na campanha. Entre eles, estão com São Paulo (que terá o desligamento da Fonte Multimídia, no Ibirapuera), Rio de Janeiro (com o Cristo, Pão de Açúcar e Bondinho) e Brasília (com o prédio da Câmara dos Deputados).
O movimento nasceu em 2007 na Austrália e há dez edições (desde 2009) é celebrado no Brasil. A partir de 2018, a estratégia da Hora do Planeta está voltada para a relação dos nossos hábitos com as mudanças do clima e seu impacto na biodiversidade. A WWF divulgou um relatório mostrando que, se nada for feito em relação às emissões de gases de efeito estufa, até o final do século, mais de 50% das espécies de plantas e animais do mundo estarão sob risco de extinção local.