Um hospital de campanha começou a ser montado nesta terça-feira (27) no estacionamento da UPA Norte, no bairro Novo Aarão Reis, região Norte de Belo Horizonte. Segundo a Defesa Civil de Minas, a unidade vai atender casos graves e urgentes de dengue e deve ficar pronta em até dois dias.

 A estrutura foi doada pelo governo dos Estados Unidos e já havia sido usada no estado durante o ápice da pandemia de Covid-19. O major Luiz Antônio, coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado explicou que a estrutura foi pensada para responder a situações de emergência e conta com diversos recursos próprios para atendimentos aos pacientes.

“É uma estrutura de resposta a desastres. É multifuncional, modular, dá para montar uma estrutura maior ou menor dependendo da necessidade. São 320 metros quadrados, com estrutura para receber 40 pacientes ao mesmo tempo. Tem estrutura de maca, é refrigerada, tem eletricidade própria, água quente, banheiro, tudo que é necessário para atender”, detalhou. 

Outras unidades
A montagem do hospital está sendo feita pelos próprios agentes da Defesa Civil.  O prefeito Fuad Noman (PSD) já havia anunciado a instalação do hospital de campanha na noite desta segunda-feira (26), pelas redes sociais. 

"Seguindo com as ações do Plano de Enfrentamento às Arboviroses, determinei a estruturação de um hospital de campanha no terreno da UPA Norte. A unidade será destinada ao atendimento de pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika", publicou o prefeito.

Fuad não detalhou quando será o início do funcionamento. A reportagem procurou o executivo municipal e aguarda retorno.

A capital mineira deve ter outros dois hospitais de campanha, sendo um no Centro de Especialidades Médicas, local onde também funciona a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Sul. O outro será na região do Barreiro, em local ainda a ser definido.