APOIO


Cinquenta gestantes carentes foram beneficiadas com a doação de enxovais para bebês, na tarde deste sábado (29), durante uma ação social do Santuário Arquidiocesano da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, no bairro Lourdes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. É a terceira ação do tipo neste ano.

De acordo com o padre Marcelo Carlos da Silva, pároco da Igreja, há mais de 30 anos o projeto Obra do Berço foi criado para dar

“Em maio, tinhamos 80 gestantes esperando por ajuda. Percebi que não podíamos esperar a pandemia acabar para ajudar essas mães. A importância de resgatar a Obra do Berço está na necessidade de solidariedade que aumentou. A pandemia empobreceu as pessoas economicamente. Nós temos muito mais pessoas necessitando de alimentos e mais gestantes carentes. Como Igreja nós não podemos celebrar a Eucaristia, a fé, se nós não amarmos o próximo em gestos concretos”, diz. 

As gestantes que procuram a Igreja da Boa Viagem, através da secretaria paroquial, são cadastradas e após uma triagem, os voluntários do projeto entram em contato com aquelas que estão entre o oitavo e o nono mês de gestação para receberem uma ajuda através da doação de itens básicos para o enxoval do bebê.

O kit recebido pelas grávidas contém banheira, pares de sapatos,  manta, travesseiro, colcha, fronha, fraldas descartáveis, saboneteira, escova de cabelo, chupeta, dentre outros.

Moradora do bairro Venda Nova, na capital, a telefonista Núbia Vieira dos Santos, de 38 anos, foi uma das gestantes beneficiadas pela Obra do Berço. Grávida de oito meses e com o parto marcado para o próximo dia 28, ela relata que o pequeno enxoval vai ajudar nos cuidados com a primeira filha, Maria Alice.

“Fiz o cadastro há 10 dias e não demorarm a me chamar. Amei ter recebido essa ajuda. O kit vai me ajudar muito, eu ainda não tinha banheira, nem mamadeira. Essa ajuda veio em uma boa hora porque meu parto está marcado para o final do mês de agosto”, diz.

A dona de casa Natália Santos, de 26 anos, está no oitavo mês de gestação, à espera da pequena Haniel. Ela conta que ficou conhecendo o projeto por meio de uma amiga que também foi beneficiada. 

“Minha amiga ganhou o kit há pouco mais de um ano e me falou sobre o projeto. Esse enxoval vai me ajudar bastante porque tem coisas nele que nem sempre a gente tem condições de comprar. Eu ainda não tinha fralda, pente, cobertor e banheira. Nesse momento de dificuldade que a gente está passando, uma ajuda a mais vai fazer o coração de muitas mães, assim como eu, encher de alegria”, relata.

Após receberem as doações, as gestantes vão participar de um momento de adoração e depois de uma palestra com uma médica pediatra, que vai explicar sobre alguns cuidados que as mamães devem ter com os recém-nascidos.

Quem tiver interesse em fazer doações para a Obra do Berço ou se cadastrar para ser atendida pelo projeto pode fazer contato com a secretaria da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem pelos telefones (31) 3222.2361, (31) 98402.7674. O endereço do santuário para a entrega de doações é Rua Sergipe, 175, bairro Lourdes.