A viabilização da linha 2 do metrô de Belo Horizonte, que vai ligar os bairros  Calafate e Nova Suíça, na região Oeste, ao Barreiro, está cada vez mais próxima. Na semana passada, o governador Romeu Zema (Novo) e o secretário de Infraestrutura e Mobilidade do Estado, Marco Aurélio Barcelos, receberam sinal verde do governo federal para realizar os estudos necessários. O ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, garantiu a liberação de R$ 1,2 bilhão para viabilizar a expansão do sistema.

O anúncio foi feito por Marco Aurélio na tarde desta terça-feira,
durante audiência na Assembleia Legislativa (ALMG). “O ministro nos confirmou que aqueles recursos de indenizações da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), de R$ 1,2 bilhão, será investido na linha 2 do metrô de Belo Horizonte”.

Com relação aos estudos necessários, o secretário informou aos deputados que o governo de Minas precisa de autorização do Ministério da Economia e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). “Isso acontece independente do processo de cisão da CBTU. Faremos a negociação nos próximos dias”, explicou.

Os recursos são oriundos da renovação antecipada dos contratos de
conessão de ferrovias localizadas em Minas Gerais. A Ferrovia Centro-Atlântica é uma delas.

No começo do ano, o Ministério de Infraestrutura já havia sinalizado de maneira positiva para a liberação dos recursos, mas não havia certeza se a operação lograria êxito. Na ocasião, o ministro havia dito que disponibilizaria R$ 3 bilhões para a reforma de linhas férreas em Minas Gerais.

A última intervenção feita no metrô da capital mineira ocorreu em 2002, quando foram inauguradas as três últimas estações: São Gabriel, Primeiro de Maio e Waldomiro Lobo. Desde então, várias promessas de expansão foram feitas. Uma delas foi em novembro de 2017, quando a gestão do então presidente Michel Temer (MDB) liberou R$ 157,7 milhões para a ampliação da linha 1.