Toda população do Estado de Minas Gerais pode ter acesso aos dados; veja o que é possível saber

Está no ar desde a tarde dessa quarta-feira (28) umaseção no site do governo de Minasdestinada à transição de gestão, na qual são disponibilizadas informações sobre a situação financeira do Estado e apontados os principais problemas de cada área.

O site tem a finalidade de dar transparência aos documentos disponibilizados para a comissão de transição, de forma a inteirar o governador eleito, Romeu Zema (Novo), sobre a estrutura e o funcionamento dos órgãos e das entidades da administração pública, além de preparar os atos publicados imediatamente após a posse. Toda a população também pode acessar os dados.

O processo de transição foi instituído por meio da publicação do decreto nº 47.523 em 7 de novembro de 2018, nomeando a comissão de transição indicada pelo governador eleito e dando outras providências.

Sessões

O site está dividido em cinco sessões. A primeira delas é a "Planejamento e orçamento", com informações sobre as metas e as prioridades da administração pública estadual em 2018 e 2019. A sessão também traz informações sobre o funcionamento do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).

A segunda aba é chamada de "Entregas estratégicas" e traz números atualizados de várias áreas, como educação, saúde, segurança e meio ambiente.

A próxima sessão, "Indicadores", mostra a fórmulas e cálculos de como se chega aos dados usados pelo governo.

A quarta aba é destinada ao "Pacto pelo Cidadão", que fixa as metas de desempenho pactuadas entre o governador do Estado e os dirigentes máximos de órgãos e entidades do executivo.

A última e mais detalhada sessão, é a "Diagnóstico setorial", que detalha os principais problemas de 25 diferentes áreas, incluindo agricultura, educação, turismo, esportes, cultura, direitos humanos, entre outros.