SANTA RITA DE CÁSSIA
 
Com o tempo gelado em Cássia, no Sudoeste mineiro, e com os termômetros registrando mínima de 5ºC, os comerciantes da cidade têm vivido um misto de sensações: o famoso 'friozinho na barriga' e também o aquecimento do comércio na cidade. 

A expectativa no município é grande em relação à inauguração do novo santuário de Santa Rita de Cássia. A estimativa é de que 100 mil fiéis visitem a cidade desta sexta (20) até domingo (22).

Rita Dutra, de 58 anos, é proprietária de uma chocolateria na cidade há 28 anos. De olho na movimentação de peregrinos e fiéis na cidade, ela decidiu abrir uma nova loja no complexo comercial, que foi construída ao lado do novo santuário. “A expectativa é grande e dá um friozinho na barriga. Eu contratei mais cinco funcionários para essa minha unidade porque acredito que esse novo santuário vai trazer muitos turistas”, comenta. “Estamos preparados, além de chocolate, vamos servir bebidas quentes, inclusive, vários tipos de café”, arremata.


Quem viu no local uma boa oportunidade de mudar de emprego foi Lucas Vicente, de 35 anos. Estoquista de um supermercado, ele começou nesta semana como vendedor em uma loja de artigos religiosos voltados para Santa Rita de Cássia.


Lucas e mais outras quatro pessoas foram contratados. “Só de imaginar o volume de pessoas que teremos na cidade nesses três dias já me dá um friozinho na barriga, ainda assim, estou muito feliz e, ao mesmo tempo, ansioso esperando o público”, pontua.  

Lucas Vicente espera que a inauguração do santuário traga desenvolvimento para a cidade. “Eu acredito muito nesse novo projeto porque aqui vai ser um espaço para reavivar ainda mais a fé das pessoas”, diz.

Em outro local da cidade, na praça em frente ao Santuário Matriz, os comerciantes montaram barraquinhas, onde é possível encontrar de tudo: desde artigos religiosos até peças de artesanato e comida. Aquecida também está a rede hoteleira da cidade. Não há mais hospedagem disponível, e os turistas estão indo para municípios vizinhos.

Cidade investiu em diversos setores 

Segundo o secretário de Turismo da cidade, Diego Borges, a cidade recebeu investimentos em vários segmentos, principalmente nos setores de bares e restaurantes e de hospedagem. Ele não quantificou o número de novos negócios abertos, mas reforçou que foi necessário criar uma estrutura para atender a demanda esperada com a inauguração do novo santuário.


“O segmento imobiliário também ficou aquecido com a abertura de novos loteamentos. E a rede hoteleira teve um crescimento expressivo”, disse. 

Ainda segundo o secretário, muitos empregos já foram criados na cidade e a expectativa é de que, com a consolidação do santuário, a cidade possa se tornar uma referência no turismo religioso no país.