UM MÊS PARA O INVERNO

O dia amanheceu mais uma vez frio em Belo Horizonte, e as baixas temperaturas que marcaram a semana parecem não dar trégua restando ainda menos de um mês para o começo do inverno. Termômetros registraram mínima de 10ºC nas primeiras horas da manhã deste domingo (31), segundo dados da Defesa Civil da capital mineira, e provavelmente não devem marcar máximas acima de 24ºC no momento mais quente do dia – estimado para acontecer entre 15h e 16h.

Um alerta em relação à situação climática em tempos de coronavírus é que a umidade está muito baixa em Belo Horizonte, neste domingo por exemplo ela permanece na casa dos 35% – índice já considerado preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O tempo mais seco favorece a ocorrência de doenças respiratórias, e a ausência de previsão de chuva recente mostra que o cenário pode continuar o mesmo nos próximos dias.

Recorde de frio

O frio foi tão intenso no decorrer da semana em Belo Horizonte que em três ocasiões houve quebra de recorde de temperatura. A quinta-feira (28) entrou para a lista como o dia mais frio do ano, uma vez que os termômetros marcaram 8,6ºC nas primeiras horas do dia na estação meteorológica instalada na região da Pampulha. Os dois recordes de baixa temperatura anteriores aconteceram na terça-feira (26), quando os termômetros marcaram menos de 10,6ºC, e na quarta-feira (27) – 9,3ºC entre 6h e 7h também na Pampulha.

Como será o inverno?

Marcado para começar às 18h44 de 20 de junho, o inverno promete ser intenso na região Sudeste do Brasil, segundo nota do Climatempo. A previsão é que cinco frentes frias atravessem o país ainda na primeira metade do mês de junho – para se ter uma ideia do que significa, vale lembrar que foram duas as frentes frias que passaram por Minas Gerais em maio.

Junho deve começar com frio em BH, mas temperaturas um pouco mais amenas

A expectativa é que essas massas de ar polar causem episódios de frio mais intenso e até de geada nas regiões mais próximas do Sul. Apesar da previsão preocupante, o tempo não ficará tão seco como de costume no mês. De acordo com o Climatempo, o Sudeste do Brasil terá chuva entre a média e ligeiramente acima dela no decorrer de junho.