O frio predomina na maior parte de Minas Gerais e deve continuar ao longo desta semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Belo Horizonte, a temperatura mínima foi de 11,3°C. No Sul de Minas, a vegetação de Maria da Fé amanheceu coberta de gelo mais uma vez.
“Estamos com uma massa de ar seco durante a semana que não permite a formação de nuvens. Ela resulta em noites frias e dias levemente quentes”, explicou o meteorologista Cléber Souza. Em Belo Horizonte, a segunda-feira será de céu claro a parcialmente nublado com névoa seca à tarde. A menor temperatura, registrada por volta das 6h, foi na Estação Meteorológica do Cercadinho, Região Oeste da capital. Na Pampulha, os termômetros marcaram 11,4°C e na Região Centro-Sul, 13°C. A máxima hoje não deve passar dos 24°C.
A tendência é de que a semana seja de tempo estável, com possibilidade de chuva fraca apenas no Leste e nos vales do Rio Doce e Mucuri.
Em Maria da Fé, a estação do Inmet registrou 2,8°C no fim da madrugada. Nas redes sociais, moradores do município divulgaram valores ainda menores, como 0,6°C no Bairro Sítio da Lage e 0,8°C no Bairro Reserva. Segundo Cléber Souza, temperaturas inferiores a 4°C costumam resultar em geada e hoje não foi diferente. Imagens do fotógrafo William Siqueira mostram áreas de vegetação e o teto de um carro cobertos de gelo. Também no Sul de Minas, Monte Verde, distrito de Camanducaia, teve 3,3°C.
As temperaturas vão continuar baixas principalmente no Triângulo Mineiro, Oeste, Florestal, Zona da Mata e Campo das Vertentes. Até no Norte de Minas há cidades frias, mas com grande amplitude térmica (variação de temperatura ao longo do dia). Conforme Souza, Águas Vermelhas registrou 10°C pela manhã e a máxima deve chegar aos 33°C. O que favorece o frio na região é a combinação da ausência de nuvens com a vegetação seca, reduzindo a umidade na atmosfera.