Os belo-horizontinos que precisaram sair cedo de casa neste domingo tiveram que escolher um bom casaco para encarar o dia mais frio de 2019. Os termômetros marcaram 5,7°C na estação do Cercadinho, às 7h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), recorde de baixa temperatura neste ano. Antes, o patamar mais baixo que já tinha sido medido no ano ocorreu em 5 de junho, quando o registro foi de 9,1°C. 

Em Monte Verde, os termômetros marcaram -2,1°C, recorde do estado (leia mais abaixo). Antes desse patamar de hoje, o recorde havia sido marcado no mesmo dia 5 de junho, com a temperatura de 1,6°C em Maria da Fé, também no Sul do estado.


Belo Horizonte não registrava uma temperatura tão baixa desde 1979, quando os termômetros marcaram 3,1°C em 1º de junho de 1979, de acordo com os registros do Inmet. Considerando apenas os meses de julho, não fazia tanto frio desde 7 de julho de 1975, quando os termômetros marcaram a mínima de 5,4°C na capital, de acordo com o Inmet. 

O recorde de hoje veio acompanhado de muito ventoem diferentes pontos da capital mineira, o que reforçou a sensação térmica de bastante frio, como normalmente é esperado para os períodos de inverno mais intenso. Segundo o Inmet, o frio de 5,7°C na estação do Cercadinho gerou uma sensação térmica de -9°C na região. Já na Região da Pampulha, a estação que registra o clima marcou a mínima de 7,3°C, às 7h da manhã. 

A temperatura baixa foi provocada por uma massa de ar polar que atuava no Sul do Brasil e desde ontem chegou a Minas Gerais, com perspectiva de repetição deste cenário na madrugada de amanhã. A expectativa dos meteorologistas é que a passagem dessa massa de ar polar deve manter as temperaturas baixas por cerca de mais três dias.

 Ver galeria . 28 Fotos Belo-horizontinos tiraram os casacos do armário para encarar a manhã deste domingo. A capital teve o dia mais frio do ano, com 5,7°C e a reportagem do EM flagrou muita gente agasalhada na Feira Hippie e na Avenida Afonso Pena(foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS )
 

MINAS GERAIS ABAIXO DE ZERO

O frio também bateu recorde na região serrana do Sul de Minas, trazendo a temperatura mais baixa de 2019 em Monte Verde, distrito de Camanducaia. Os termômetros no famoso destino turístico marcaram -2,1°C às 3h da madrugada, provocando muito frio no lugarejo.

 

 O frio também bateu recorde na região serrana do Sul de Minas, trazendo a temperatura mais baixa de 2019 em Monte Verde, distrito de Camanducaia. Os termômetros no famoso destino turístico marcaram -2,1°C às 3h da madrugada, provocando muito frio no lugarejo(foto: Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde/Divulgação )

 


Outras cidades do estado também sentiram o frio na manhã e madrugada deste domingo. Em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, cidade conhecida pelo calor intenso, os termômetros marcaram -0,1°C. Outras temperaturas negativas foram registradas em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, com -0,5°C, e Maria da Fé, na mesma região, com -2,0°C. O frio em Maria da Fé também produziu belas imagens na cidade do Sul do estado.

 

Paisagem mudou completamente com a queda da temperatura em Maria da Fé(foto: William Siqueira/Secretaria de Turismo de Maria da Fé)

 


Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, fez 3,5°C. Juiz de Fora, na Zona da Mata, marcou 7,3°C e Barbacena, no Campo das Vertentes, registrou 5,7°C.  

Em Poços de Caldas, no Sul do estado, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontraram o terreno do posto da corporação coberto por geada.

Frio intenso causou geada no posto da PRF de Poços de Caldas, no Sul de Minas(foto: PRF/Divulgação)