Pais presos

Uma bebê de apenas um mês foi resgatada após ser abandonada em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), nesta quinta-feira (19). Devido ao estado de saúde crítico da criança, uma policial militar lactante, precisou amamentá-la com urgência.

Segundo o relato de uma testemunha à Polícia Militar, a bebê foi arremessada pela mãe em um matagal durante discussão com um homem. Em seguida, a mãe teria tentando jogar a criança em um bueiro. A bebê, no entanto, foi resgatada pela testemunha, que a levou para o Posto de Saúde e acionou a PM. 

De acordo com a Polícia Militar, o primeiro contato ocorreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cascata, onde a corporação foi acionada. Conforme a equipe médica, a bebê apresentava sinais nítidos de maus-tratos, incluindo desidratação severa, fome, infecção urinária, assaduras e ferimentos na região genital. Apesar das lesões, exames preliminares descartaram sinais de violência sexual.

Devido ao quadro de desidratação da bebê, a soldado Dieny Helem, que atuava na ocorrência e tem uma filha de 9 meses, foi autorizada a amamentar a recém-nascida.

“A bebê foi encontrada enrolada na coberta. Ela estava sujinha, morrendo de fome. Eu amamentei. Foi extremamente comovente, como sou mãe recente, não tem como não se emocionar. Além do lado de policial, tem o lado materno. Eu não poderia ser indiferente diante disso, ela estava com muita fome, apática”, contou a militar.

Após receber os primeiros socorros, o bebê ficou sob a responsabilidade do Conselho Tutelar da 3ª Seção, no bairro Jardim das Rosas. Os pais da criança já foram identificados e presos. As circunstâncias do abandono serão investigadas.