Pelo menos 8,5 mil hectares da Serra do Cipó, na região Central de Minas, foram destruídos pelos incêndios que atingem a área de preservação ambiental nos últimos dias. A área queimada equivale a cerca de 8 mil campos de futebol.

O combate feito por militares, brigadistas e voluntários segue pelo quarto dia seguido nesta quarta-feira (21). Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo está praticamente controlado.

Varreduras são realizadas para evitar novos focos. De acordo com a corporação, durante a madrugada dessa terça, a temperatura baixou consideravelmente na região, mas ainda assim foi feito o monitoramento da área afetada para evitar novas ocorrências.

Ainda nesta quarta, os Bombeiros farão mais um sobrevoo sobre a área atingida. O número de hectares destruídos pelas chamas pode aumentar.

Desde domingo (18), equipes atuam na área verde de Santana do Riacho. Nessa terça (20), a mobilização foi reforçada, com 19 bombeiros distribuídos em 5 viaturas, 40 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e voluntários. 

As ações estavam concentradas nas imediações da comunidade de Serra Morena e Mãe D' Água, Alto Palácio e Recanto do Ildeu. Mas diversos outros focos foram confirmados em toda extensão do Parque Nacional da Serra do Cipó.

A visitação à área de proteção ambiental está suspensa por tempo indeterminado.