A FIEMG foi a vencedora da categoria Qualidade da Cidadania do Prêmio José Costa por suas ações de combate à pandemia causada pelo novo coronavírus. O reconhecimento veio devido ao trabalho da Federação mineira ao mobilizar recursos do setor industrial para o Projeto Inspirar, que produziu, com tecnologia mineira, respiradores pulmonares paratratar pacientes com complicações respiratórias devido ao agravamento da Covid-19.

"É com orgulho que a Federação recebe essa homenagem. Trabalhamos com muito afinco para minimizar os impactos da pandemia na sociedade", afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, durante o evento de premiação, que foi realizado, de forma on-line, nos dias 28 e 29/10, com transmissão via YouTube do jornal Diário do Comércio (DC).

O gestor pontuou que, além do Projeto Inspirar, a FIEMG atuou em outras frentes de combate à pandemia, como o conserto de respiradores (SENAI Departamento Nacional/ CIT SENAI), produção de álcool glicerinado 70% e máscaras (SENAI MODATEC), testagem rápida na indústria (SESI) e mobilização de recursos para a construção do Hospital de Campanha, dentre outras. "Agradeço à Tacom, que idealizou os respiradores e a todas as empresas do setor produtivo que acreditaram no projeto", ressaltou Roscoe."Os respiradores serão importantes não apenas durante a crise sanitária", disse esclarecendo que os equipamentos agora pertencem ao sistema público. "Será um legado para a Saúde de Minas".

O equipamento foi  idealizado e produzido pela Inspirar, uma empresa Health Tech pertencente ao grupo Tacom. O projeto contou com o apoio do setor produtivo, por meio da FIEMG, para a arrecadação de recursos para viabilizar a ação. Parte da produção foi adquirida e doada, pela Federaçãomineira a hospitais e municípios, de acordo com os critérios técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Para saber mais sobre a Tacom, CLIQUE AQUI. 

O líder empresarial também foi um dos debatedores do painelNova Economia, quetrouxereflexões sobre os desafios que estamos vivendo, que podem ser transformados em oportunidades para a construção de negócios para um mundo melhor. O painel foi mediado por Adriana Muls, presidente do DC, e teve como debatedores Grazi Mendes, consultoria global de tecnologia, Francine Lemos, diretora executiva do Sistema B Brasil,e Sergio Gusmão Suchodolski, presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

A programação, de dois dias, trouxe debates com os seguintes temas:O Renascer da Humanidade?, Plataforma EAD do Diário do Comércio, Capitalismo Consciente e Agentes de Transformação Global.

A premiação -Com o objetivo de resgatar os valores do empresário e jornalista José Costa, fundador do jornal Diário do Comércio, a empresa de comunicação criou, em 2007, o Prêmio José Costa. O intuito da inciativa é reconhecer empresas e iniciativas,alinhadas com osObjetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que trabalham para a construção de um mundo melhor. A Premiação José Costa tem as seguintes categorias: Qualidade da Cidadania, Qualidade da Democracia, Qualidade de Vida, Qualidade Ambiental, Qualidade da Inovação e Produção Tecnológica, Qualidade da Cultura e Educação.

O Prêmio José Costa foi uma realização do Diário do Comércio (DC), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDM), e contou com o apoio da FIEMG.  

 

fonte:barbacenamais.com.br