NOSTALGIA

 Para comemorar o Dia Mundial do Fusca, que é celebrado neste domingo (23), entusiastas do veículo se reúnem no estacionamento do Shopping Contagem para uma feira de exposição. O dia faz referência ao início da produção do carro, há 90 anos, em 1934, na Alemanha, e foi criado em 1995.

Quem promove a feira é o Olds Car Club, um clube de entusiastas por carros antigos, entre eles o Fusca e Kombis. Gui Henriques, presidente do clube, organiza eventos anuais de exposição do carro e conta que a paixão pelo Fusca “não é explicável”, pois é um carro simbólico e especial. A expectativa é que mais de 400 carros participem da exposição.

“Ele é um carro que simboliza tradição, povo, família. É um carro de mecânica bem simples e mais fácil de mexer. O charme dele acaba sendo inexplicável. Por ser um evento anual e de grande porte, a gente chega a girar em torno de 400 a 500 carros durante todo o dia do evento”, explica Henriques.

fuscabh-1.jpg

Feira celebra o Dia Mundial do Fusca (Fotos: Melissa Lopes/Divulgação

 

Feira comunitária

A exposição dos Fuscas acontece todo ano no penúltimo fim de semana de junho desde 2019, e tem como parceira a Feira do Aconchego, um projeto da Olivia Fernandes que tem como objetivo impulsionar pequenos empreendedores. 

A exposição acontece neste domingo até as 16h, e conta, além dos carros, com barraquinhas de comida, artesanato, bijuterias e roupas, que já fazem parte da programação normal da Feira do Aconchego. 

A feira acontece mensalmente e qualquer expositor pode participar. Para isso basta entrar em contato com a Olivia pelo instagram @feira.aconchegobh.

“A feira abre a oportunidade para microempreendedores, então o próprio produtor produz, traz, expõe e vende. No decorrer do ano,  além de ter outros encontros de Fuscas, Kombi e de carros antigos no geral, a gente também tem a organização da Feira das Flores, quando é época das mães, Feira da Gravata, quando é época dos pais, entre outras. Somos uma feira itinerante e estamos sempre rodando para dar oportunidade para o pequeno empreendedor”, conta Olivia.

fuscabh2.jpg
Feira celebra o Dia Mundial do Fusca (Fotos: Melissa Lopes/Divulgação)

Quem expõe frequentemente com a Feira do Aconchego é a Virginia Oliveira, designer de acessórios e feirante. Ela conta que a exposição foi uma oportunidade para ela melhorar de vida e impulsionar os negócios.

“Essa oportunidade me tirou da CLT. As feiras me deram essa oportunidade e têm esse carinho, esse cuidado com a gente, porque aqui somos investidores também. A feira faz com que as pessoas não desistam dos seus sonhos e consigam trabalhar com o seu próprio negócio, o que foi o meu caso”, conclui Oliveira.

 

 

Fonte:otempo.com.br