O Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA) informou nesta quinta-feira (22) que não construirá um novo consulado em Belo Horizonte. Havia uma expectativa para que fosse instalado a nova estrutura, mas os norte-americanos disseram que não há planejamento “em um futuro previsível”.

O prédio onde funcionaria o novo consulado está em dos pontos mais nobres da capital mineira, com uma entrada na avenida Raja Gabaglia e outro na rua Wilson Rocha Lima, bairro Santa Lúcia, região centro-sul.

Conforme o Departamento, o Escritório da Embaixada e os serviços de renovação de visto e registro biométrico no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) irão permanecer no atual escritório de Belo Horizonte.

A embaixada informou ainda que investimento nas operações em Belo Horizonte e na construção de novas instalações na embaixada em Brasília e nos consulados no Rio de Janeiro e no Recife prosseguirão. “Nós vamos seguir investindo em nossa relação bilateral em áreas como educação, ciência e tecnologia e em projetos com nossos parceiros locais, como as prefeituras, governo do estado, universidades, ONGs e outras instituições. Nossa prioridade continuará sendo construir, juntamente com nossos parceiros em Minas Gerais, oportunidades de crescimento e de prosperidade para nossos povos”, disse a cônsul dos EUA em Belo Horizonte, Rita Rico.