APOSTA NO TURISMO

SÃO PAULO – O governo de Minas promete investir mais de R$ 500 milhões para transformar a mineiridade – da gastronomia à cultura – em ativo econômico de alto valor no mercado. De acordo com o secretário estadual de cultura e turismo, Leônidas Oliveira, essa é uma aposta tratada como prioridade pela administração do Estado.

“É turismo de experiência. Ser mineiro é uma coisa única e as pessoas querem saber como é isso. Vender a mineiridade é vender a possibilidade de alguém se sentir mineiro”, diz o secretário.

Esse dinheiro viria principalmente através de editais de incentivo e financiamento a projetos culturais, explica o secretário. “Temos hoje mais de R$ 400 milhões em linhas do BDMG para o turismo; temos o Rodoanel com investimentos em estradas que serão refeitas; temos abertos R$ 145 milhões, na Lei de Incentivo à cultura, e vamos lançar editais de R$ 30 milhões para revitalização de patrimônio histórico ainda este ano”, afirma.

Os valores são altos e os resultados obtidos por Minas Gerais nos últimos anos servem como combustível para os projetos. Segundo o governo estadual, Minas Gerais é hoje o segundo Estado mais procurado por turistas, superando destinos tradicionais como o Rio de Janeiro e a Bahia, e atrás apenas de São Paulo. O Estado também registrou o maior crescimento do turismo, com alta de 38,7%, no comparativo com 2021. Ainda segundo o governo do Estado, hoje o turismo de Minas tem participação de 9,3% no PIB nacional do setor, o melhor resultado das duas últimas décadas, equivalente a quase R$ 925 bilhões gerados. 

Cobrança

A aposta alta fez o governador Romeu Zema (Novo) assumir o papel de porta-voz do turismo mineiro ontem. Ao discursar na cerimônia de abertura do WTM 2023, maior evento de turismo da América Latina, realizado em São Paulo, Zema virou a principal estrela da cerimônia – ainda mais com a ausência do governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O governador aproveitou o destaque para divulgar Minas. “Somos o Estado com a maior quantidade de cidades históricas do Brasil, temos inúmeros lagos, paisagens e uma cultura única”, exaltou.

Mas nem tudo são flores, diz o governador. Em conversa com o Hoje em Dia, Zema afirmou que um dos grandes obstáculos para o crescimento do turismo em Minas passa pela qualidade das estradas. O governador, que se coloca como uma das lideranças de oposição ao governo do presidente Lula (PT), cobrou a participação do governo federal na solução desse problema. “O que nós podemos fazer para resolver isso, nós estamos fazendo”, afirmou.

O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Bento Nunes, garantiu que o setor é prioridade no atual governo. “Posso garantir que no governo do presidente Lula não vai faltar apoio ao setor”, afirmou.

Outros gargalos apontados por Zema passam pela mão-de-obra e por encontrar fontes de financiamentos para o setor. Coisas que, segundo o governador, estão sendo enfrentadas com o programa “Trilhas do Futuro”, que qualifica jovens para o mercado de trabalho, e com a busca de parcerias com a iniciativa privada para fazer crescer o setor de turismo no Estado. “A parceria com a iniciativa privada para a gestão de parques é uma forma que temos para garantir o investimento e a atração de mais turistas”, exemplificou.

Mais divulgação

Ainda no WTM 2023, Zema participou da abertura oficial do “Estande Minas Gerais”, resultado do investimento de R$ 400 mil do governo estadual para apresentar as belezas, a culinária, a arte e a cultura dos mineiros para os operadores de turismo que visitam a feira para fazer negócios.

Durante a tarde de ontem, Zema celebrou junto com o Sebrae Minas, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e a CVC, operadora de turismo, parceria que pretende ampliar os pacotes de turismo e a divulgação de Minas Gerais para agentes de viagem. “Todas as nossas lojas e agentes estão disponíveis para divulgar ainda mais o nome de Minas Gerais e ajudar a atrair turistas para o Estado”, afirmou Fábio Mader, representante da CVC.

 

Hermano Chiodi*
Enviado Especial