O início da construção de um viaduto nas proximidades do BH Shopping, no bairro Belvedere, no limite entre Belo Horizonte e Nova Lima, foi rejeitado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), após erro no projeto. Intervenções pretendem ligar a MG-030 à BR-356, no sentido Rio de Janeiro.

De acordo com o órgão, a Prefeitura Municipal de Nova Lima solicitou, em março deste ano, o desarquivamento do processo de intervenção. Entretanto, a solicitação foi indeferida com base na Lei Estadual 18.042/2009, uma vez que o projeto apresentava intervenções na região interna da Estação Ecológica do Cercadinho, uma área de preservação.

Devido ao erro, o Executivo foi orientado a apresentar novo processo, contendo as coordenadas das intervenções que planeja realizar para implantação da alça viária, para que o IEF possa verificar a interferência na Unidade de Conservação.

Diante da rejeição, a prefeitura da cidade da Grande BH esclareceu, em nota enviada ao Hoje em Dia nesta quinta-feira (20), que, “inicialmente, o entendimento era de que a área desafetada na Estação Ecológica do Cercadinho, com base em um projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa de Minas, já contemplava toda a área necessária para as obras”.

O município ainda ressaltou que as adequações já estão em andamento, especialmente no que tange à compatibilidade das coordenadas das intervenções para a implantação da alça viária.
Após a liberação para as obras, a expectativa é que todo o processo dure 12 meses com um custo total de R$ 60 milhões. A obra é a primeira de quatro intervenções propostas e anunciadas em março deste ano pelo Executivo municipal de ambas as cidades.