FÉ E DEVOÇÃO

Belo Horizonte celebra nesta terça-feira (15 de agosto) o dia dedicado à padroeira da cidade. O feriado municipal da Assunção de Nossa Senhora acaba despertando dúvidas em algumas pessoas, já que muitos confundem o que, de fato, é comemorado.

“Alguns acham que o dia da padroeira é 8 de dezembro, quando celebramos o dia de Nossa Senhora da Conceição, talvez por essa data estar perto do aniversário da cidade. Mas, em 15 de agosto celebramos de forma solene a Assunção de Maria. É a celebração de Nossa Senhora Senhora da Boa Viagem”, afirma o padre Marcelo Silva, pároco e reitor do Santuário da Santíssima Eucaristia da paróquia da Boa Viagem.

A Assunção de Nossa Senhora é explicada pelo padre Marcus Vinícius Maciel, reitor do Santuário da Saúde e da Paz. “É o mesmo que a morte dela. Maria volta para a casa do Pai de corpo e alma. O carinho e a devoção do povo com Nossa Senhora da Boa Viagem faz com que a data seja celebrada”.

“Ela é a padroeira da capital mineira, pois o povoado que deu origem a Belo Horizonte surgiu no entorno da capela dedicada à Nossa Senhora da Viagem. Cada região dá esse título de forma diferente a Maria. No Triângulo Mineiro é Nossa Senhora da Abadia, pois o termo significa ‘casa do Pai’ e está correlacionado com a glória de Maria para a casa do Divino Pai Eterno”, complementou o religioso.

Programação

Confira a programação completa para a festa de Nossa Senhora da Boa Viagem:

7h e 8h30 – Santa Missa

9h às 14h – Exposição de carros antigos

11h – Santa Missa

14h30 – Concentração na Praça Rio Branco (Juventudes)

15h – Santa Missa

16h – Recitação do Terço na Praça Rio Branco

17h – Procissão Luminosa (Praça da Rodoviária) e seguirá ao longo da avenida Afonso Pena em direção ao Santuário Arquidiocesano.

18h – Santa Missa presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo