Chegou a hora de tirar o tamborim do armário. Só faltam quatro meses para o carnaval e já passou da hora para você, caro folião, buscar uma oficina ou ensaio de bloco para chamar de seu. O Unidos do Samba Queixinho, por exemplo, já começou a se preparar desde março. A novidade de 2020 é uma homenagem aos 90 anos do Mercado Central.


“Nós estamos com os ensaios a todo vapor. A ideia é celebrar a ‘praia de BH’. O mercado é um espaço democrático que sintetiza o povo da cidade, que é acolhedor, que recebe bem”, disse Gustavo Caetano, fundador do bloco.

Os ensaios acontecem no Barracão do Queixinho, no bairro Carlos Prates, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, sempre às terças, quintas e sábados. A bateria, uma das mais famosas do carnaval da cidade, conta com cerca de 200 ritmistas.
 

beico10.jpeg

Beiço do Wando é um dos blocos mais tradicionais de BH — Foto: Antonio Salaverry/Arquivo Pessoal

 

O Beiço do Wando, também tradicional bloco da folia de BH, começou a se preparar em setembro. Em janeiro, começam as apresentações abertas. A expectativa é que 230 batuqueiros formem a bateria.
“A gente já está com quatro ensaio fechados programados para novembro e dezembro. Estamos na expectativa para fazer um carnaval bem bacana”, disse a organizadora do Beiço, Jordana Neto. O bloco, que homenageia o ícone da música brega, o cantor Wando, prepara uma surpresa para o ano que vem.

“Este ano a Gretchen foi a nossa convidada de honra. E a gente já está preparando uma participação especial também para 2020.
Os ensaios fechados do Beiço do Wando vão acontecer nos dias 10 e 24 de novembro, e 8 e 22 de dezembro. As apresentações abertas vão acontecer nos dias 12 e 26 de janeiro, e 9 de fevereiro.
 

entao500.jpeg

Desfile do Então, Brilha! — Foto: Antonio Salaverry/Arquivo Pessoal


O bloco Daquele Jeito também já começou a ensaiar. Assim como o Então, Brilha!, um dos maiores da cidade. “O Pisa na Fulô começa agora em novembro e o Garotas Solteiras em dezembro quando a gente vai comemorar o quinto carnaval do bloco”, disse Jhonatan Melo, integrante de todos esses blocos.

Ele mesmo já está na preparação para enfrentar a maratona de carnaval. “Eu participo de doze blocos diferentes. Já tô nadando, malhando. A coisa ficou séria. Não dá mais para ficar só tomando cachaça (risos)”, contou.

Já vai pensando na fantasia porque em BH o carnaval chegou antes que o Natal.