MORTES EM PRESÍDIOS

Mais uma morte, a 61ª do ano em estabelecimento penal mineiro, foi registrada na noite desta segunda-feira (28/7), dessa vez, no Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A vítima é Cláudio Alves Carneiro, de 44 anos, que foi espancado a socos e chutes. Ele estava na Cela 1 da Ala 2. Foi a 20ª morte em 2025 nessa instituição penal, das quais 18 foram assassinatos.

Cláudio, segundo relato de policiais penais, chegou a ser socorrido na enfermaria do presídio, onde morreu. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).

Um detento, de 24 anos, foi colocado em isolamento, suspeito de ter cometido o crime. Ele tem marcas nas mãos (escoriações) e nos pés. Na primeira interpelação que sofreu dos policiais penais, ele havia assumido ter cometido o crime, de acordo com a Polícia Militar.

Ao confessar, ele pediu para ficar no isolamento mas, pouco tempo depois, voltou atrás e disse que tinha tentado separar uma briga que acontecia no interior da cela.

Estavam na cela 14 detentos quando ocorreu o crime. Os outros 13 vão ser ouvidos pela Polícia Civil, que assume o caso. Os motivos que levaram ao crime ainda são desconhecidos.