SAIBA ONDE

Minas Gerais enfrenta uma onda de calor desde a semana passada. A temperatura pode passar dos 38°C em algumas localidades do Estado. Um alerta foi divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

Em meio à onda de calor, pelo menos 611 cidades mineiras estão em alerta nesta segunda-feira (18), para um temporal de até 50 mm/dia, acompanhado de ventos intensos de até 60 km/h. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o grande volume e a estrutura da precipitação pode causar cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Confira a lista de cidades atingidas pelo alerta amarelo.

BH, que está na faixa de alerta, registrou dois dias seguidos de recordes de calor para o mês de março. Foram 34,2°C no sábado e 35,3°C no domingo. Esta última foi o dia mais quente do ano e da história para o mês de março. E nesta segunda, a capital mineira continua com muito calor.

De acordo com a previsão meteorológica, o dia será de céu parcialmente nublado com temperatura ainda elevada, acima dos 30°C, e há previsão de chuvas e trovoadas isoladas a partir da tarde.

A temperatura mínima foi de 21°C, a máxima estimada é de 33°C e a umidade relativa mínima do ar fica em torno de 40% à tarde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal para o ser humano vai de 60 a 80%.

Cuidados

Em situações de rajada de vento, a recomendação do Instituto é que a população não faça abrigo debaixo de árvores, tendo em vista o perigo de queda ou descargas elétricas. Torres de transmissão e placas de propaganda também devem estar distantes em caso de vento. Em caso de temporal, confira as orientações:

Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.  

Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.    

Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.    

Atenção especial para áreas de encostas e morros.    

Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).  

Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.   

Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.  

Índice pluviômetro

No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de pluviosidade (ou "unidade de medida de precipitação") é o milímetro (mm). Quando se diz que choveu 10 mm em um dia em determinada região, significa que uma caixa de 1 metro quadrado de base seria preenchida com água de chuva até a altura de 10 mm. 

Nesse conceito, para medir a intensidade de chuva diária, vários municípios no Brasil, adotam as seguintes medidas:

Chuva fraca: abaixo de 5,0 mm/h

Chuva moderada: entre 5,0 e 25 mm/h

Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h

Chuva muito forte: acima de 50,0 mm/h

 

Fonte:hojeemdia.com.br