CLIMA

O sábado (14 de outubro) é marcado pelo eclipse solar anular que poderá ser observado no Brasil. Os belo-horizontinos, no entanto, podem ter a visibilidade do fenômeno comprometida. Isso porque, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia na capital mineira deve ser de céu nublado, com possibilidade de chuva. São esperadas ainda rajadas de vento na cidade.

A menor temperatura registrada ao amanhecer foi de 19ºC na estação do Cercadinho, no bairro Buritis, na região Oeste da cidade. A sensação térmica no local foi de 8ºC no meio da madrugada por conta dos ventos, tendo em vista que o ponto é um dos mais altos da capital.

Ao longo do dia, o Inmet prevê calor de 27°C como temperatura máxima para este sábado em Belo Horizonte. A tendência é de dia com muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Com o cenário de chuva, a umidade do ar pode ficar em 70% no periodo da tarde.

Eclipse solar

O eclipse poderá ser visto parcialmente em Belo Horizonte na data - desde que no dia o céu não esteja nublado, obviamente. No total, o público poderá contemplá-lo por duas horas e 20 minutos. 


Confira como será o fenômeno na capital mineira: 

15:37:13: Eclipse parcial começa: O momento em que a borda da Lua toca a borda do Sol é chamado de primeiro contato.

16:49:33: Eclipse máximo: O ponto mais profundo do eclipse, com o Sol mais escondido.

17:53:16: Eclipse parcial termina: A borda da Lua deixa a borda do Sol. (Como o Sol está próximo do horizonte neste momento, recomendamos ir a um ponto alto ou encontrar uma área desobstruída e com visão livre para oeste para a melhor visualização do eclipse).