As últimas 24h foram de muito trabalho para o Corpo de Bombeiros devido às fortes chuvas que atingiram Belo Horizonte e sua Região Metropolitana. A corporação atendeu a 26 chamados no intervalo, sendo 24 delas relacionadas à quedas de árvores. Além disso, os militares também socorreram duas pessoas que ficaram ilhadas. 

Segundo a corporação, foram 17 ocorrências de árvores caídas em vias públicas, três que despencaram sobre veículos e outras duas que atingiram residências. No bairro Santo André, na região Noroeste de BH, uma árvore de grande porte despencou sobre o telhado de uma casa na rua Conselheiro Mata. 

A árvore leucena de grande porte desabou ainda na noite de quinta-feira (1°/1), mas os trabalhos da corporação tiveram início por volta das 9h desta sexta-feira (2). A fiação elétrica da casa também foi atingida, mas ninguém ficou ferido durante o incidente. 

Algumas das outras ocorrências de queda de árvore registradas foram no bairro das Indústrias, na região Oeste de BH; na Vila Ermelinda, na região Noroeste; no Santa Mônica, na região da Pampulha; e no Industrial Americano, em Santa Luzia, na Grande BH. A corporação não informou onde ocorreram os resgates de pessoas ilhadas. 

Região Central também sofreu com quedas

Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, não foi só a Região Metropolitana que registrou um grande número de árvores caídas durante a chuva do primeiro dia do ano. Na tarde de quinta, o temporam provocou acidentes deste tipo em Sete Lagoas, Prudente de Morais e Matozinhos, obstruindo vias e, em alguns pontos, interditando totalmente o trânsito. 

Em Sete Lagoas, uma árvore de grande porte caiu na rua Coronel Augusto de Moura, impedindo completamente o trânsito. "As equipes do CBMMG atuaram de forma contínua e coordenada no corte, remoção e desobstrução das vias, empregando técnicas e equipamentos adequados", detalhou. 

quedaarvore-sete-lagoas-.jpg

Árvore de grande porte ficou atravessada em rua de Sete Lagoas

 BOMBEIROS/DIVULGAÇÃO
 

Um dos pontos mais atingidos, segundo a corporação, foi a MG-424, que teve várias ocorrências de árvores caídas sobre a pista. A situação gerou uma grande mobilização que envolveu os militares dos bombeiros, a Defesa Civil de Matozinhos e a Polícia Militar (PM), garantindo a segurança da pista e a liberação da rodovia em um curto período de tempo. 

Confira as recomendações dos bombeiros: 

Em períodos de chuva intensa, recomenda-se que condutores redobrem a atenção
Reduza a velocidade, evite transitar por vias arborizadas ou com histórico de alagamentos
Não estacione veículos sob árvores
Ao identificar riscos iminentes, acione imediatamente os órgãos competentes.