PREPARE-SE!

O calor não vai dar trégua em Belo Horizonte neste domingo (17 de março). Após o dia mais quente do ano, a previsão é que as altas temperaturas continuem a esquentar a capital, que passa por uma onda de calor. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem chegar a 34ºC neste domingo, o que irá renovar o recorde de dias quentes em BH. 

O Inmet prevê um dia de sol entre nuvens, mas com muita incidência de raios UV. A temperatura deve variar de 20ºC a 34ºC ao longo do dia. A umidade relativa do ar esperada é de 30%, o que é considerado de risco, uma vez que é abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) –  de entre 60 a 80%. Por isso, a hidratação é muito importante. 

Quanto à chuva, não há previsão de pancadas para este domingo (17). A expectativa é que as precipitações voltem a cair em Belo Horizonte a partir de terça-feira (19 de março). 

Veja as recomendações da Defesa Civil Municipal:

Hidrate-se durante todo o dia; 

Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas; 

Evite frituras; 

Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água; 

Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas; 

Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante; 

Em caso de problemas respiratórios procure um especialista; 

Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).