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Dnit vai propor retomada de projeto do Rodoanel como alternativa para problema no Anel Rodoviário

11/04/2018 00h00 - Atualizado em 21/03/2019 12h33 por Admin


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Liziane Lopes*
llopes@hojeemdia.com.br

Após mais uma discussão envolvendo alternativas para desaforgar o trânsito no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte no Estado de Minas Gerais (Dnit-MG), Fabiano Martins Cunha, informou que vai entregar uma nota técnica ao ministro dos Transportes sugerindo que a pasta solicite ao Governo de Minas a doação de um projeto de construção da alça norte do Rodoanel, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O Rodoanel ou anel viário metropolitano é dividido em três alças: sul, norte e leste. A ideia é que elas façam o contorno da capital, passando por vários municípios da RMBH, uma alternativa para que os veículos pesados de carga evitem o Anel Rodoviário hoje existente.

Nessa terça-fera (10), o superintendente participou de uma audiência pública sobre o tema, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Segundo Fabiano, o órgão começou, há cerca de três meses, um estudo de viabilidade para retomar a obra, que, na prática, nunca saiu do papel, devido a diversos fatores, como falta de recursos para investimentos e divergências entre órgãos públicos.“Se a proposta de doação for aceita, só teríamos que fazer uma atualização em vez de começar novo estudo de viabilidade”, afirmou Fabiano.

Entenda

Em junho de 2012, foi celebrado um acordo entre os governos federal, estadual e municipal (Belo Horizonte), fixando as atribuições de cada um para dar prosseguimento à construção do rodoanel.

A alça sul tem como principal trajeto a ligação de trecho da BR-381, em Betim, à BR-040, em Belo Horizonte, com 35 km de extensão e passando pelo município de Ibirité. A alça norte tem 67,5 km de extensão, ligando dois pontos da BR-381, em Betim e Sabará, e passando por outras seis cidades. Já o traçado da alça leste faz a ligação entre as alças norte e sul.

Dessa forma, foi definido que a parte sul é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a norte cabe ao governo do Estado e a leste ficou a cargo da Prefeitura de Belo Horizonte.

* Fontes: ALMG/Dnit-MG