O endividamento dos belo-horizontinos não para de crescer neste ano. Em julho, a taxa de inadimplência teve outro avanço: ficou 0,91% maior em relação a junho. Em um ano, o número de pessoas que não conseguem honrar seus compromissos subiu 9,3%. Os dados fazem parte da pesquisa divulgada nesta quinta-feira (8)  pela Câmara de Dirigentes Lojistas Belo Horizonte (CDL/BH).

E mais uma vez o maior número de endividados está entre os jovens de 18 a 29 anos. Apesar de o índice ter recuado em relação a junho - passando de 55% para 40% -, eles lideram o ranking, com um agravante: a maior parte das dívidas desse grupo é com cartão de crédito, que apresenta juros muito altos.
 
“O uso excessivo do cartão de crédito ainda é o principal motivo das dívidas entre os jovens. Muitos utilizam esse recurso para pagar despesas básicas. Com a taxa de juros elevada, o crédito mais caro e a média salarial mais baixa, o poder de pagamento está deteriorado”, explica Ana Paula Bastos, economista da CDL/BH.

Outros grupos
A pesquisa mostra ainda que os idosos, de 65 a 94 anos, correspondem a 19,72% dos inadimplentes. Na divisão de gêneros, os homens estão um pouco à frente das mulheres. O índice de inadimplência deles é de 12,69% e, delas, 12,06%.