Tributos

O Dia Livre de Impostos (DLI) acontece nesta quinta-feira (25). Essa será a 17ª edição da mobilização que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a alta carga tributária. Na capital mineira, o movimento será organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).

O presidente da CDL Jovem, Marcelo Fonseca e Silva, lembra que as pessoas estão tão preocupadas em resolver os problemas do dia-a-dia que acabam não levando em consideração o que é pago em impostos.

“A ideia é que as pessoas possam experimentar essa carga tributária na pele mesmo. Propondo para os lojistas que eles vendessem seus produtos e serviços sem a carga tributária por um único dia”, explica.

Ele também aponta para o baixo retorno desses gastos, que é o mais deficitário entre os países com alta carga tributária. “Quando a gente fala de retorno, o panorama que a gente tem é muito ruim”, declara.


Para a superintendente de marketing da rede de Drogarias Araujo, Adriana Caram Borlido, a data é essencial para demonstrar a insatisfação dos brasileiros não apenas com a carga tributária abusiva, mas especialmente com o mau uso do dinheiro arrecadado com esses impostos.

“Durante esta semana mostramos aos clientes com muita clareza, por meio da nota fiscal, o valor embutido na mercadoria que vai parar diretamente para os cofres públicos e que não retorna em forma de benefícios e infraestrutura para a população”.

A Drogaria Araújo irá comercializar cerca de dois mil produtos de todas as categorias  com imposto zero nesta quinta-feira. Isso significa uma redução de até 55% nos preços praticados.

dia-livre-impostos-gas-de-cozinha.jpg

Crédito: Alessandro Carvalho/Diário do Comércio

 

Complexidade do sistema

O presidente da CDL Jovem também explica que a complexidade do sistema tributário brasileiro é tão grande que acaba impossibilitando a realização de uma estimativa correta sobre a representatividade dos impostos nas vendas. Já que cada empresa e cada produto possuem uma carga tributária distinta. “A complexidade é tão grande que até para falar de volume de carga média é difícil”, completa.

Silva ainda destaca que o DLI ganha ainda mais importância neste ano, devido ao atual debate sobre a reforma tributária.  Isso porque a partir do momento em que as pessoas passam a ter conhecimento sobre o quanto elas pagam em impostos, elas ficam mais habilitadas para tratar sobre esse tipo de assunto.

Adesão ao DLI

Já sobre a adesão ao Dia Livre de Impostos na Capital, Silva afirma que ela está grande este ano com diversas empresas participando pela primeira vez. Ele conta que a mobilização deste ano terá a participação de vários segmentos como o de supermercados, vestuários, alimentação e drogarias.

O presidente disse ainda que o evento vem crescendo nos últimos anos e que a expectativa é de superar a adesão registrada em 2022.

Dentre os estreantes está a loja Jaraguá Tintas, que colocará todo seu estoque de tinta Rende Muito (branco e branco gelo) em promoção. Segundo o sócio da empresa, Leonardo Drumond, essa decisão foi tomada pensando em mostrar para o consumidor o quanto ele é prejudicado com uma carga tributária tão elevada.

“Para nós só faria sentido aderir ao DLI e mostrar o tamanho da nossa insatisfação com a tributação abusiva oferecendo ao público o nosso produto mais procurado”, conta.

Silva destaca que os cadastros para o DLI em Belo Horizonte já estão acontecendo e o lojista que estiver interessado em participar poderá se inscrever pelo site do Dia Livre de Impostos. “Os cadastros estão a todo vapor e a expectativa é de superar o número do ano passado”, diz.

O presidente da CDL Jovem ressalta ainda a sessão solene que ocorreu nesta segunda-feira no Congresso Nacional para tratar da importância do DLI. Para ele, essa seção é uma verdadeira vitória desse movimento. “Isso mostra a força que o movimento está ganhando. Nós vamos aos poucos, conversando com quem realmente decide”, destaca.

Fonte: diariodocomercio.com.br