Segurança

Dez novos agentes da Guarda Municipal vão reforçar o patrulhamento com bicicletas em Belo Horizonte. Os servidores acabaram de se formar em um curso de ciclopatrulha, no qual aprenderam técnicas de abordagem, transposição de rampas, acesso em áreas urbanas e estratégias de policiamento comunitário sobre duas rodas.

Um dos principais focos da capacitação é a atuação em locais de grande circulação, como centros comerciais, pontos de ônibus e áreas de comércio popular.

Atualmente, 23 agentes da Guarda já atuam na ciclopatrulha. São 8 no hipercentro e 15 na região da Pampulha. Os locais onde as próximas rondas serão feitas com o reforço do efetivo não foram informados pela Prefeitura de BH.

Segundo a administração municipal, o  patrulhamento em bicicletas tem se consolidado como uma ferramenta estratégica devido à agilidade, acessibilidade e pela forte aproximação com a comunidade. "É especialmente eficaz em áreas de difícil acesso para viaturas convencionais, permitindo rondas mais ágeis e um contato mais direto e humanizado com comerciantes, trabalhadores e pedestres", informou a PBH.