A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu um alerta para umidade do ar abaixo de 10% até as 20h desta sexta-feira (20) em Belo Horizonte e região metropolitana. O clima é considerado semelhante ao de um deserto e aumenta o risco de doenças respiratórias e de incêndios pela cidade. 

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que a umidade relativa do ar fique acima de 60% e abaixo de 30% já é estado de atenção, abaixo de 10% é estado de alerta. 

Nestes últimos dias, os moradores da capital e região sofreram com cheiro de fumaça e secura. As chuvas devem chegar a partir da semana que vem, mas neste fim de semana as temperaturas já devem cair. 

Dicas da Defesa Civil

Para tentar aliviar a sensação de mal-estar, nos dias em que a umidade cai para índices abaixo de 30%, como nessa semana, a Defesa Civil de Belo Horizonte emite alertas em suas redes sociais e aponta algumas recomendações para se proteger do tempo. Veja abaixo:

Hidratação e esportes

- Além de reforçar a ingestão de líquidos, a população deve evitas fazer atividades físicas ao ar livre e se expor ao sol entre as 10h e as 17h; 

Sono e higiene

- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos. Outra opção é colocar uma bacia com água no ambiente;

- Evite tomar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele;

- Em caso de problemas respiratórios, procure um especialista;

Alimentação

- Prefira comidas leves e frescas, como saladas, frutas e carnes grelhadas;

- Evite fritura;