SUL DE MINAS
 
Policiais penais da penitenciária de Três Corações, no Sul de Minas, impediram que um drone abastecido de equipamentos eletrônicos entrasse no sistema prisional nessa sexta-feira (31). 

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (SESP), o aparelho estava sobrevoando o espaço aéreo da penitenciária - no perímetro da área de segurança - quando um policial penal avistou o objeto e, em seguida, identificou a distância o operador do equipamento.

O homem que operava o drone fugiu quando percebeu que estava sendo observado.

Foi quando o aparelho perdeu altitude e caiu após se chocar com a tela de proteção da unidade prisional. Policiais penais encontraram acoplado ao equipamento: quatro celulares, três carregadores, dois fones de ouvido, seis cabos USB, um cartão de memória e sete chips.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) ressalta que os protocolos de segurança estão cada vez mais aperfeiçoados para impedir que os aparelhos cheguem ao interior dos 194 presídios e penitenciárias.
Continua depois da publicidade
 

"A expertise dos policiais penais é essencial para o êxito das ações preventivas – como as atividades de monitoração do ambiente prisional – e as repressivas, como as revistas em celas", informou por meio de nota.