ALERTA


Vinte casos do novo coronavírus foram confirmados em Minas Gerais em um curto período de 24 horas, segundo balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) publicado nessa quinta-feira (26). Com isso, já chega a 153 o número de mineiros infectados, sendo que a maior parte deles está em Belo Horizonte, cidade onde há 96 casos da doença – seis novos em apenas um dia. 

O número pode aumentar consideravelmente nos próximos dias, uma vez que são investigados 17.409 casos suspeitos da Covid-19 no estado. Este dado, aliás, assusta: nessa quarta-feira (25) eram 14.227 os casos investigados na região, cerca de 3.100 a menos que os suspeitos registrados nesta quinta. O documento da SES não aponta quantas mortes são investigadas para a doença em Minas Gerais e, de acordo com o relatório, não há óbitos confirmados. 

Atrás de Belo Horizonte, Nova Lima, na região metropolitana, e Juiz de Fora, na Zona da Mata aparecem como os municípios com maior concentração de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. São 11 pacientes em Nova Lima, e outros oito em Juiz de Fora. Uberlândia, no Triângulo Mineiro, aparece como o quarto município com maior número de pacientes com a Covid-19, são sete. 

Os pacientes homens são os mais acometidos pela doença em Minas Gerais, são 90, cerca de 59% dos contaminados no estado. São 63 as mulheres diagnosticadas com o novo coronavírus. O relatório da SES aponta ainda que a maior parte das pessoas com Covid-19 são aquelas com idades entre 20 e 59 anos – 128 pacientes. A segunda faixa etária com maior número de casos compreende aqueles com idades entre 60 e 79 anos, 24 pessoas. Não há pacientes maiores de 80 anos em Minas Gerais, e entre as crianças existe apenas um caso, um bebê com menos de um ano. 

Cidades em MG 

Vinte e uma cidades mineiras já registraram casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. O número é maior em Belo Horizonte que, como citado anteriormente, tem 96 moradores infectados. Fora Nova Lima, Juiz de Fora e Uberlândia com, respectivamente, 11, oito e sete pacientes com a Covid-19, as outras 17 cidades de Minas Gerais com registros apresentam números bem menores de casos.

Os municípios de Betim e Uberaba tem três casos, cada, do novo coronavírus. Contagem, Divinópolis, Lagoa da Prata, Mariana e Sete Lagoas registraram dois pacientes, cada. Os outros municípios confirmaram apenas um diagnóstico de coronavírus, cada, são eles: Boa Esperança, Bom Despacho, Campos Altos, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Ipatinga, Patrocínio, Poços de Caldas, São João Del Rei e Timóteo.