AMPLIAÇÃO


Horas depois de revelar que iria paralisar a ampliação da campanha de imunização contra o coronavírus por falta de doses, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) afirmou, na tarde de quinta-feira (8), que irá, sim, conseguir ampliar a cobertura vacinal na capital mineira.

A partir desta sexta-feira (9), serão imunizados também os idosos com 64 anos completos até 30 de abril. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-BH), a ampliação só foi possível pelos níveis de desistência e doses remanescentes de públicos anteriormente vacinados.


Além da imunização com a primeira dose para maiores de 64 anos, também foi garantida pela PBH a aplicação da segunda dose para aquelas faixas etárias que foram vacinadas até a sétima remessa – ou seja, até 75 anos, segundo orientação do Ministério da Saúde – e começa a ser distribuída no sábado (10). 

O comunicado publicado na tarde de quinta-feira (8) atesta também que a incorporação de outras faixas etárias menores de 64 anos na campanha municipal de vacinação contra a Covid-19 depende diretamente do repasse de remessas de doses para a Secretaria Municipal de Saúde. “A prefeitura reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a imediata ampliação do público-alvo”, disse.

Documentação necessária

A imunização de idosos maiores de 64 anos com a primeira dose começa na sexta-feira (9) e será feita entre 7h30 e 16h30 nos centros de saúde e nos postos fixos, como também entre 8h e 16h30 nas unidades drive-thru – clique aqui e saiba quais são os endereços. Para receber a vacina contra a Covid-19 é necessário levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

Dia de polêmicas

À manhã de quinta-feira (8), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) pronunciou-se em coletiva de imprensa atribuindo a responsabilidade pela lentidão na vacinação às prefeituras. “Onde há fila e onde há disponibilidade, que esse processo continue no final de semana”, ponderou. Pouco depois, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), rebateu a declaração publicando em seu perfil no Twitter que o percentual da população imunizada em Belo Horizonte é maior quando comparado com o de Minas Gerais e com o do país. Ele também escreveu: “esclarecimento sobre a vacinação. Chega de polêmica sem planejamento”.

No início da tarde, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou que iria paralisar temporariamente a chamada para novos grupos receberem a vacina contra a Covid-19 na capital mineira em função do esgotamento do estoque de doses enviado pelo Ministério da Saúde nessa quarta-feira (7).

À ocasião, o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, informou que, no entanto, estaria garantida a segunda dose para idosos de 76 e 75 anos. “O problema é que não há mais vacinas, e dependemos do envio de novas remessas do Ministério da Saúde”, reforçou em nota à imprensa sobre a paralisação. Entretanto, como citado anteriormente, agora no final da tarde, o município voltou atrás e disse que conseguirá também imunizar com a primeira dose os idosos de 64 anos.