TREMOR DE TERRA

A cidade de Congonhas, na região Central de Minas Gerais, registrou, na noite desse domingo (15), "terremoto" de 2.1 na Escala Richter, segundo apontou relatório do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília divulgado na manhã desta segunda-feira (16). O fenômeno ocorreu às 22h19.

 

Moradores da cidade ficaram assustados com o tremor de terra e fizeram relatos na internet.  "Tremeu até a janela aqui", escreveu um morador da região da Fonte dos Moinhos na internet.

O medo dos moradores estava relacionado, principalmente, à possibilidade de afetar a barragem Casa de Pedra, pertencente à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). A Defesa Civil da cidade e a própria empresa informaram, porém, que a barragem está segura e que não corre qualquer risco. 

Monitoramento

A prefeitura de Congonhas informou, por meio de nota, que também esteve na barragem e confirmou o tremor de terra. "A Prefeitura e a Defesa Civil reforçaram o patrulhamento e a vistoria no local, para seguir acompanhando de perto quaisquer procedimentos e possíveis novos tremores", disse em nota.

A CNS informou ao O TEMPO que não detectou nenhum tremor na cidade. "O monitoramento realizado permanentemente não verificou nenhuma anomalia na barragem Casa de Pedra que permanece segura e estável", informou a empresa.

O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado na noite de domingo. Militares estão na região também.