A deputada Bella Gonçalves (PSOL), na condição de presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMG, realiza uma visita técnica ao Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (27/11), às 17h30. O objetivo da ação é verificar e documentar as condições de funcionamento da unidade, diante de denúncias de precarização dos serviços de saúde, sobrecarga de atendimentos e risco à integridade das pessoas que dependem do serviço público de emergência.

Na visão da deputada, a inspeção ganha ainda mais relevância após os recentes desdobramentos envolvendo o fechamento do bloco cirúrgico do Hospital Maria Amélia Lins (HMAL), com a transferência de pacientes de alta complexidade para o João XXIII, e o anúncio da possível terceirização da administração do HMAL. A comissão pretende avaliar eventuais impactos concretos dessa reestruturação sobre o atendimento no João XXIII.  

A visita também visa verificar as condições estruturais da unidade, diante de relatos de danos causados pelas fortes chuvas recentes, que teriam gerado infiltrações e alagamentos em setores sensíveis como ambulatório, salas de raio-X e tomografia. Além da deputada Bella Gonçalves, estarão presentes membros da comissão, representantes do Conselho Estadual de Saúde, o Ministério Público de Defesa da Saúde e servidores hospitalares.