25 ANOS DE HISTÓRIA
Concurso entra em seu último fim de semana, mas ainda dá tempo de frequentar alguns dos 125 bares
Comida di Buteco entra em sua reta final /Foto: Rodney Costa/Comida Di Buteco
Por Laura Maria
Publicado em 09 de maio de 2025 | 15:36

Escute o áudio da matéria
Para quem ainda não foi a algum bar participante do Comida di Buteco, esta é a última chamada! O concurso se encerra neste domingo (11 de maio), reunindo 125 botecos distribuídos pelas nove regiões de Belo Horizonte, com petiscos pelo valor fixo de R$ 35. Veja os 125 bares participantes do Comida di Buteco.

Neste ano, o evento acontece com um tempero especial, já que estão sendo celebrados os 25 anos da competição. Em função disso, os bares foram convidados a caprichar no ambiente, na decoração e no petiscos, apostando nos detalhes que remetessem ao grande aniversariante. 

Mesmo faltando três dias para chegar ao fim, a expectativa é que este concurso supere os números de seu antecessor, conforme explica a coordenadora do Comida di Buteco em Minas Gerais, Isadora Salazar.

“Ainda não temos a parcial, porque o concurso não chegou ao fim. Mas pela nossa projeção, o Comida di Buteco deste ano será maior em comparação com o do ano passado. E isso chega de maneira muito especial devido à celebração dos 25 anos do concurso. Estamos muito felizes”, comemora Isadora.

O grande vencedor do concurso de Belo Horizonte será conhecido no dia 26 de maio, no Mercado Central, em uma comemoração fechada para donos de botecos e jurados. 

Isadora também conta que tem visto com bons olhos o movimento dos bares em relação à comemoração pelo aniversário do evento. “Já entramos neste ano de forma muito diferente e motivada por conta dos 25 anos. O projeto nasceu em BH, e tudo isso trouxe um sentimento completamente diferente do que vínhamos propondo. Isso refletiu diretamente no circuito como um todo, porque houve um aumento muito grande de público, tanto em números, na quantidade de pessoas, quanto em engajamento coletivo, com todo mundo abraçando os 25 anos do Comida di Buteco”, salienta.

Por falar em engajamento, neste ano diferentes influenciadores percorreram bares do concurso, realizando vídeos com reviews dos petiscos, atendimento e temperatura da bebida. Isadora celebra o movimento, que, segundo ela, aconteceu de maneira espontânea e ainda trouxe outro público para o concurso. “Não tem como fugir: hoje tudo passa pelas redes sociais. Sentimos uma diferença muito grande esse ano, porque o concurso chegou também a pessoas mais jovens. Já temos um público fiel, costumo falar que são mais apaixonados pelo concurso que torcedores pelo futebol, mas é muito legal ver essa renovação acontecendo agora. Foi uma onda totalmente espontânea de influenciadores, que fizeram vídeos, marcaram a gente, e isso aproxima de forma geral. O concurso segue democrático, e essa edição, especialmente, mostrou isso com força”, aponta.

Ela conta que ainda há um movimento para que o Comida di Buteco entre no calendário oficial da cidade e se torne Patrimônio Imaterial de Belo Horizonte. Vereador pela capital, Sargento Jalyson protocolou, nesta semana, dois projetos de lei que visam reconhecer a importância cultural do Comida di Buteco. “Interessante isso aparecer justo nos 25 anos do Comida di Buteco. Celebrar os 25 anos é um convite para todo mundo abraçar isso, acolher esse momento que ajuda a transformar a vida dos bares. Quem nos ajuda a fazer isso acontecer é o público e os parceiros. Juntos, nossa missão se concretiza”, comenta.

Convite

Para quem ainda não visitou os bares do Comida di Buteco, a coordenadora do Comida di Buteco em Minas Gerais, Isadora Salazar deixa um convite: “Vamos celebrar juntos, prestigiar esse momento tão especial.” “Temos uma cidade histórica, e agora, com os 25 anos do concurso, podemos bater todos os recordes, com um público que é fundamental nessa história, além dos nossos parceiros. Todo mundo girando essa engrenagem que faz esse projeto ser tão grande”, afirma.