Consumidores e lojistas de Belo Horizonte que vão às compras para as festas de fim de ano a partir da quinta-feira (1°) contam com um reforço na segurança. O efetivo da Guarda Municipal terá mais 150 agentes que passam a usar câmeras presas à farda e bicicletas motorizadas para a operação "Natal Seguro". 


De acordo com o subinspetor Spada, a operação iniciada no hipercentro foi montada por meio de um diagnóstico das áreas que possuem  maior concentração de roubos, furtos de celulares e saidinhas de bancos. 

"Nós temos uma estratégia de pegar esse efetivo, sete dias da semana, 24 horas por dia e colocá-los em pontos estratégicos para que a população de Belo Horizonte tenha um Natal mais seguro", explicou. 


Parte dos agentes irão usar o boycam – câmeras presas à farda, que irão transmitir imagens para o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH). Além disso, os servidores também terão disponíveis bicicletas comuns e motorizadas para percorrer as áreas de risco.

"Nós temos nesse momento 150 agentes que reforçarão o hipercentro juntamente com 70 apoios da fiscalização, o efetivo vai estar a pé, motorizado, bicicletas e nos pontos estratégicos corroborado, por exemplo, com o embarque e desembarque da população dos ônibus, auxiliando toda essa movimentação do Natal", detalhou. 
"(Bicicletas motorizadas) é uma novidade que nós implementamos na Guarda Municipal e são bicicletas de pedal assistido. A cidade como tem muitos aclives, é um equipamento que favorece o patrulhamento e amplia a capacidade do profissional", completou. 


A Operação Natal Seguro ocorrerá durante as 24 horas do dia, todos os dias da semana até 15 de janeiro. Segundo a PBH, os agentes serão responsáveis por inibir a ação de ladrões e golpistas e combater a desordem urbana (como pichações, depredações e outros danos ao patrimônio público) e também observar o respeito às leis de trânsito. 

 

Fonet:hojeemdia.com.br