Ao todo, 554,4 mil turistas devem vir a capital neste ano, quase 100 mil a mais que no ano passado

O folião que planeja passar o Carnaval em Belo Horizonte já pode se preparar para uma programação intensa durante os 23 dias de festa na capital. Ao todo, 480 blocos em 550 desfiles começam a ir às ruas daqui a quatro dias e só param no dia 18 de fevereiro. A expectativa é que 3,6 milhões de pessoas curtam a folia em Belo Horizonte, um aumento de 20% em comparação com 2017. Shows de Anitta, Pablo Vittar e Wesley Safadão estão confirmados.

Segundo a Belotur, na comparação com 2016, são 130 blocos e 134 desfiles a mais nas ruas. A festa também contará com novos palcos oficiais. Além dos fixos na praça da Estação, na rua Guaicurus, na Avenida Brasil, na Savassi e no Parque Municipal, a programação também chega ao Barreiro, Venda Nova, e nas regionais Norte e Leste. A maior parte da festa, 47%, fica na região Centro-Sul.

O aumento do público é de 600 mil. No ano passado, 3 milhões de pessoas estiveram na festa. Também há aumento quanto ao número de turistas esperados. Ao todo, 554,4 mil turistas devem vir a capital neste ano. No ano passado, 464 mil foliões de fora estiveram em Belo Horizonte.

O transporte coletivo passará por alterações durante a festa. A partir do dia 9 de fevereiro, um planejamento especial será divulgado para atender os foliões. As estações de transferência do Move ficarão abertas 24 horas entre os dias 9 e 14 de fevereiro. O metrô vai funcionar até às 2h nos dias 3, 10, 11, 12 e 13.

A expectativa da Prefeitura de Belo Horizonte é que haja movimentação financeira de R$ 637 milhões no Carnaval, 20% a mais que em 2017, que registrou R$ 531 milhões.

Evento oficial engloba pré e pós-Carnaval

Ainda de acordo com a PBH, o período oficial do Carnaval de Belo Horizonte é de 27 de janeiro a 18 de fevereiro.

"Ou seja, abarca o pré, o durante e ultrapassa a Quarta-Feira de Cinzas levando estrutura, logística e produção até o domingo depois do Carnaval", finalizou o executivo.