A cidade de Lagoa Santa abriu o comércio nesta segunda (30/3), sob o respaldo do decreto 3.987/2020,  assinado pelo prefeito Rogério Avelar (PPS) no sábado, 28. A medida liberou o funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais, prestadores de serviços e demais pessoas jurídicas. Ou seja, a prefeitura relaxou a quarentena e o comércio aberto não mais se restringe a serviços essenciais como os de supermercados e farmácias.

O decreto também prevê cuidados para conter o avanço do coronavírus – e neste contexto, pioneiramente, está o chamado isolamento vertical, que mantém em casa apenas os grupos de risco, entre eles os maiores de 60 anos. Boa parte destas pessoas sequer têm idade para se aposentar, pelas novas regras da previdência. Mas, pelo decreto de Avelar, não podem frequentar estabelecimentos comerciais, inclusive os supermercados e farmácias – o que não é aconselhável, mas é liberado, se necessário, na quarentena para todos ou isolamento horizontal.

Se precisarem de alimentos ou remédios, a lei de Lagoa Santa obriga estas pessoas a recorrerem a parentes, amigos, vizinhos ou conhecidos. Os sexagenários (e os mais velhos que eles) também não podem utilizar nenhum tipo de transporte, seja ele coletivo intermunicipal ou intramunicipal, transporte individual, táxis, aplicativos, mototaxistas, dentre outros. Ou seja, se não encontrar um vizinho camarada, serão obrigados a usar as entregas por delivery, já que não podem usar o próprio carro.

Os sessentões (e sessentonas) podem se deslocar apenas para ir ao médico, laboratórios e hospitais. Em situações muito especiais, poderão ir a farmácias e bancos.  Mas a polícia pode pedir a carteira de identidade e mandá-lo de volta para casa.

O decreto também impõe as recomendações já preconizadas pelos órgãos de saúde como evitar aglomerações, distância mínima de 2 metros entre as pessoas e disponibilizar álcool 70%, líquido e gel, entre outros cuidados.

Um detalhe: o isolamento vertical é visto com ceticismo pelos especialistas, já que não provou sua eficácia na redução de casos. Segundo autoridades médicas, a melhor maneira de conter o vírus é o isolamento horizontal, que vale pra todo mundo.

E se a meia-quarentena de Lagoa Santa durar mais do que três meses, o prefeito Rogério Avelar pode vir a ser vítima de suas próprias restrições. Aos 59 anos, ele faz 60 no dia 24 de junho.