ATENÇÃO REDOBRADA

O feriado prolongado de Páscoa será de chuva em Minas Gerais. Cinquenta e cinco municípios estão em alerta de “perigo” para chuvas intensas, já outros 588 estão em “perigo potencial”. O aviso mais severo é válido para cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, onde a população pode esperar acumulado de até 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h, corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As condições devem permanecer até a sexta-feira (29/3).

Enquanto moradores do Triângulo podem esperar situações extremas em decorrência da chuva, no Centro, Leste, Oeste, Noroeste e Região Metropolitana de Belo Horizonte, é esperado acumulados mais amenos. Nessas regiões, 588 estão em “perigo potencial” de pancadas podendo chegar a 50 mm/dia, ventos de até 60 km/h e baixo risco de queda de energia, galhos e alagamentos.

Ainda de acordo com o Inmet, a flutuação atmosférica também é resultado da permanência de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Esse é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste entre o fim da primavera e o verão.

O sistema é resultado do comportamento dos ventos em altos e baixos níveis da atmosfera com a formação de uma frente fria, de um centro de baixa pressão ou de uma área alongada de baixa pressão em superfície. Fenômenos como o El Niño e a La Niña interferem na formação da ZCAS, dificultando ou favorecendo sua formação e atuação. De maneira geral, o primeiro pode atrapalhar a organização da ZCAS, enquanto o segundo pode colaborar.

Tempo em BH: chuva pode atingir a capital nesta quinta

Confira a previsão do tempo para Minas Gerais durante o feriado prolongado:

Sexta-feira (29/3): Céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Central Mineira, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Metropolitana. Demais regiões, céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Temperatura máxima prevista de 35ºC e mínima de 15ºC.

Sábado (30/3): Céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Norte, Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri. Demais regiões, céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Temperatura máxima prevista de 34ºC e mínima de 14ºC.

Domingo (31/3): Céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Norte, Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri. Céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na Central Mineira, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Metropolitana. Demais regiões, céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada. Temperatura máxima prevista de 35ºC e mínima de 13ºC.Confira: BH: ovos de Páscoa têm aumento de até 19% em um ano, mostra pesquisa
 

Confira a previsão do tempo para Belo Horizonte durante o feriado prolongado:


Sexta-feira (29/3): Céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Temperatura máxima prevista de 28ºC e mínima de 17ºC.
 

Sábado (30/3): Céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Temperatura máxima prevista de 28ºC e mínima de 18ºC.
 

Domingo (31/3): Céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Temperatura máxima prevista de 29ºC e mínima de 18ºC.