Pancadas de chuva atingiram quase todo o estado de Minas Gerais nesta terça-feira (11), mas o Sul do estado foi a região mais afetada, com diversos pontos de alagamento e estragos provocados pelos temporais. Alguns municípios decretaram situação de calamidade pública.

Segundo a prefeitura de Poço Fundo, os temporais atingiram tanto a zona rural quanto a zona urbana, provocaram inundações, principalmente na população ribeirinha. Moradores precisaram ser retirados de suas casas por questões de segurança.

Também houve deslizamentos de terra e destruição de diversas pontes, bloqueando o trânsito em alguns locais. O prefeito da cidade, Renato Ferreira de Oliveira, decretou situação de calamidade. "Autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMDEC) nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução", afirma.

campestre.jpg

Campestre foi uma das cidades que mais sofreram com a chuva, onde vários locais ficaram alagados

/Foto: Prefeitura de Campestre / divulgação

 

Poços de Caldas, cidade turística do Sul de Minas, também sofreu com a chuva que se iniciou na madrugada desta terça-feira. A quantidade de água ultrapassou os 100 mm no município.

"A prefeitura está dando todo o suporte para as famílias atingidas por um alagamento pontual na rua Magnésio, no bairro Jardim Kennedy. As casas atingidas estão sendo vistoriadas pela Defesa Civil e Secretaria de Promoção Social, que está visitando famílias atingidas, verificando inclusive a possibilidade do benefício do auxílio aluguel ou encaminhando-as para abrigos do município", informou.

Campestre também foi uma das cidades que mais sofreram com a chuva, onde vários locais ficaram alagados. O prefeito Nivaldo Donizete Muniz decretou situação de calamidade pública, devido aos transtornos causados à população. Veja algumas imagens:

 

A Defesa Civil de Minas Gerais informou que está monitorando a situação das cidades da região. "É importante deixar a população ciente que, na região do Sul, nós continuamos com os monitoramentos. Alguns municípios nesta noite foram afetados. Tivemos delizamentos de encostas e inundações de casas", disse o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues.

Segundo o órgão, é provável que a chuva continue no Sul de Minas. "A previsão é que venha com mais intensidade e com chuvas previstas de 80 mm a 120 mm para as próximas 24h, principalmente na Zona da Mata e Sul de Minas", concluiu.