EDUCAÇÃO

Cerca de 200 mil alunos da rede municipal de Belo Horizonte retomam às aulas nesta quinta-feira (2 de fevereiro). Após um mês e meio de férias, pais relatam o alívio com a volta às aulas. A Priscila Azevedo,  que é mãe de uma garota de nove anos, diz que contava os dias para a reabertura da escola no bairro Modesto Cravo, região Nordeste da capital mineira. 

"Muito feliz. A gente se desdobra para arrumar atividades em casa, deixá-los entretidos, mas chega uma hora que a criatividade acaba", conta. No ambiente escolar, além do aprendizado, a Maria Angélica Santos, que também é mãe de um aluno, exalta a segurança para os filhos. 

"A escola é onde a criança está segura, aprendendo e convivendo com os amigos. Esse retorno das aulas é uma alegria para eles e também para a gente", descreve.

O Secretario Adjunto de Educação de Belo Horizonte,  Marcos Alves, diz que foram feitos diversos investimentos para melhorias para a volta as aulas neste 2023. "Um investimento que vem desde 2021 na adequação dos espaços para ter mais ventilação, essa questão estrutural. Investimento em ampliação de mais salas de aula. Em 2022, foram gastos em torno de R$ 120 milhões e para esse ano temos planejamento financeiro de mais R$ 300 milhoes muito na estrutura física, mais aulas, pintura, escolas maiores e mais agradáveis para acolher melhor os estudantes. Temos feito também um investimento no reforço escolar que é uma meta da prefeitura de Belo Horizonte, justamente para recompor a aprendizagem do estudante", destacou. 

Por enquanto não há registro de trânsito lento por causa do retorno das aulas dos alunos da rede municipal. 

Sobrecadastro

O número de alunos ainda pode aumentar, já que nesta quarta-feira (1 de fevereiro) saiu o resultado do sobrecadastro para as vagas da Educação Infantil (3 a 5 anos), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O resultado para às vagas de Educação Infantil, que corresponde a crianças de até 2 anos, será divulgado no próximo dia 28 de fevereiro. O sobrecadastro serve para os alunos que mudaram de endereço, os que queiram trocar de escola e aqueles que não efetuaram a matrícula no tempo regular.