Com o objetivo de minimizar os impactos provocados pela pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) passou a oferecer, na segunda-feira (4), suporte psicológico para a população que procura por ajuda de especialistas. O trabalho é voltado principalmente para crianças e adolescentes e suas famílias. O agendamento das consultas, que serão presenciais ou on-line, deve ser feito nos centros de saúde da capital. 

“A pandemia traz incertezas, perdas afetivas, sociais e emocionais. O objetivo do projeto é oferecer escuta qualificada e, se necessário, encaminhamento do paciente para acompanhamento nos serviços especializados ou para as equipes de Saúde da Família, de forma que o cuidado seja integral”, explicou a diretora de assistência da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Mascarenhas, ao site da prefeitura.


Para a implantação do projeto “Cuidados psicológicos no contexto da pandemia”, a administração municipal está contratando psicólogos que farão o atendimento em unidades de saúde das nove regionais de BH.

Os profissionais contratados passaram por qualificação e treinamento realizado pela equipe da rede de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde.

“Na primeira fase do projeto, serão 34 psicólogos divididos em equipes de 3 a 4 profissionais, por regional. Até o fim de janeiro, a expectativa é de ampliarmos este número de profissionais. Os locais de atendimento foram selecionados considerando a facilidade de acesso pela população”, concluiu a diretora.