EVENTO CLANDESTINO

Uma equipe composta por fiscais da prefeitura de Contagem, na Grande BH, policiais militares e guardas municipais impediu, na noite de quinta-feira (11/2), um evento clandestino que era realizado em um buffet no Bairro Jardim Riacho das Pedras. 


De acordo com a Polícia Militar (PM) da cidade, por meio de monitoramento das redes sociais, denúncias anônimas e chamadas via 190, os militares descobriram um evento batizado de “Secret Carnival” (do inglês, Carnaval Secreto), previsto para começar às 21h no espaço. 


Segundo o folder, ao qual a PM teve acesso, a festa teria apresentações musicais e os ingressos tinham preços diferentes para homens e mulheres, estas últimas pagando um valor menor para entrar. 


De posses das informações, as equipes das autoridades da cidade seguiram para o local, onde encontraram 40 pessoas, entre funcionários e clientes. Esses convidados estavam consumindo bebidas alcoólicas e não obedeciam ao distanciamento social obrigatório durante a pandemia da COVID-19. 


No local, eles abordaram um promotor de eventos, de 30 anos. Segundo a PM, ele disse que sabe das restrições impostas pela pandemia, mas disse que não era o responsável pelo local. O dono do buffet, de 54 anos, não foi localizado, mas foi qualificado pela polícia na ocorrência. 


Ainda de acordo com a polícia, não havia alvará de funcionamento ou autorização para produção artística musical. Os militares ainda viram que havia muitas bebidas alcoólicas prontas para o consumo, o que indica que eles esperavam um grande público. O produtor de eventos assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi levado ao Juizado Especial Criminal. 


Ainda de acordo com a Polícia Militar de Contagem, o dono do imóvel foi multado em R$ 35 mil e ainda teve o espaço interditado. O Estado de Minas tentou entrar em contato com o buffet por telefone nesta manhã, mas não obteve sucesso até o momento da publicação. 
 
Além de outras restrições em função da pandemia, no fim do mês passado, a prefeitura de Contagem publicou um decreto cancelando o ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, datas em que seria o carnaval durante a semana. “A medida tem por objetivo desestimular a realização de eventos que possam gerar aglomeração e provocar o aumento de infecções pelo coronavírus”, informou o município. 

Segundo o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Contagem ontem, a cidade tem 18.243 casos confirmados e 675 óbitos pela COVID-19. A taxa de ocupação de leitos de enfermaria específicos para os pacientes com a doença está em 88%. Já dos leitos de UTI da mesma categoria, 74%.