Folia pra todos os gostos

O Carnaval de Belo Horizonte terá mais blocos na rua no ano que vem. Ao todo, 568 foram cadastrados, com previsão de 624 cortejos nas nove regionais da capital. O período oficial da folia será entre 15 de fevereiro e 9 de março. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (27) pela prefeitura.

Consolidado como um dos melhores carnavais de rua do Brasil, o evento em BH se tornou também um dos principais produtos turísticos da metrópole. Turbina diversos setores da economia, gera emprego e renda. Em 2025, a expectativa é que a festa atraia cerca de 6 milhões de visitantes e movimente R$ 1 bilhão na cidade.

Em relação à edição de 2024, houve aumento de 7% nos desfiles previstos para 2025. Conforme a PBH, 176 blocos de rua se inscreveram para se apresentar pela primeira vez no Carnaval. O número de cortejos pode oscilar até o período oficial, pois alguns acabam desistindo das apresentações. Em média, há desistência de 20% dos desfiles pré-cadastrados, com base em análises dos anos anteriores.

Segundo a Belotur, ds dados obtidos durante o cadastramento dos blocos são essenciais para o planejamento da festa. As informações permitem antecipar necessidades relacionadas a desvios de trânsito, serviços de limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança. Além disso, o cadastramento é um requisito indispensável para que os blocos possam se inscrever no Edital de Auxílio Financeiro, que termina na próxima sexta-feira (29).

A Belotur já iniciou as reuniões com os blocos para o fechamento de trajetos e outros detalhes operacionais. Segundo a empresa de turismo, é importante lembrar que Belo Horizonte é a única capital em que o poder municipal realiza encontros individualizados com todos os blocos.

* Com informações da PBH