Outubro Rosa

Este sábado (19) é marcado pelo Dia de Combate ao Câncer de Mama, doença que teve mais de 70 mil novos casos registrados no país, no ano passado, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para orientar a população sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, uma ação do Outubro Rosa é realizada neste fim de semana na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul da capital. 

Serão oferecidas várias atividades educativas, de sensibilização e informação, além de serviços de saúde, como medição da pressão arterial e realização de mamografias e ultrassonografias, além de orientação sobre o diagnóstico e tratamento do câncer de mama, reconstrução mamária e rede de apoio às pacientes. As ações ocorreram neste sábado e também no domingo, das 8h às 16h, em frente ao Memorial Vale.

A ação é uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Dezenas de colaboradores estarão presentes. Dentre eles, a UFMG. “Levaremos manequins de mamas para facilitar as orientações sobre autoexame e estaremos disponíveis para tirar dúvidas sobre diagnóstico e tratamento da doença, temas que integram o campo de ensino clínico das disciplinas ofertadas no curso de Enfermagem e nos projetos de extensão”, afirma a professora Torcata Morim, da Escola de Enfermagem. 

Também participam da ação o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Hospital da Baleia, Instituto de Oncologia da Santa Casa BH, Hospital Luxemburgo - Instituto Mário Penna, Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) - Faculdade de Ciências Médicas, ONG Fio de Luz, Associação de Pacientes Mamamiga e Amigos da Baleia e Consórcio Icismep (Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba).

 

hojeemdia.com.br