CLIMA


Os belo-horizontinos que se acostumem, pois o calor não vai dar trégua esta semana. Nos próximos dias, a temperatura tende a se elevar e a capital mineira pode estar próxima de registar um novo recorde. Ontem, a mínima, registrada pela manhã, foi de 18°C, e a máxima alcançou os 35°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Durante a tarde, algumas pessoas não resistiram e usaram água de fonte da a Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de BH, para se refrescar.


Hoje, a temperatura máxima prevista pode chegar aos 36°C, com umidade relativa do ar na casa dos 20% à tarde, aumentando a sensação térmica na cidade, segundo o Inmet. Já a mínima deve ficar em torno de 20°C. O meteorologista do Inmet Claudemir Azevedo explicou o que tem feito os mineiros suarem a camisa. “Desde domingo começou a intensificação de massa de ar seco e quente na região metropolitana”, disse. “Isso é uma condição normal da temporada primavera-verão, na qual essas massas ficam mais intensas, provocando os picos de temperaturas elevadas”, conclui.

Defesa Civil BH 
✔@defesacivilbh
 
 
8h17 - Baixa umidade do ar até 19h de terça-feira (5). Redobre a sua atenção e hidrate-se.
Fonte: Defesa Civil de BH
⠀@prefeiturabh @OficialBHTRANS @Bombeiros_MG #BH


O clima é convidativo para curtir clubes e praças da cidade. Cristiane Carvalho Lacerda, de 37 anos, e o marido Alberto Dias Moura, de 36, aproveitaram a tarde ensolarada de ontem para levar o pequeno Mateus, de 5 meses, para se refrescar. No calor escaldante, a saída foi tomar sorvete. O casal diz que não gosta do clima quente. E o pequeno Mateus parece concordar. "Ele tem sofrido com o calor, fica muito agitado, não consegue dormir, estamos sobrevivendo na base do ventilador", conta Cristiane. O calor é tanto que a família já está considerando comprar aparelho de ar-condicionado. "A pediatra nos autorizou a ir ao clube com ele, mas tem horários específicos, porque ele ainda é muito pequeno", disse.

casalcris.jpg

Cristiane e Alberto apelaram para o sorvete e reclamam dos efeitos do clima sobre o bebê Mateus: 'Não consegue dormir', contou a mulher(foto: Túlio Santos/EM/DA Press )

 
Se para uns o clima está ruim, para outros é motivo de comemoração. O vendedor Lourival Dorneles de Paiva vem batendo recorde de vendas nos últimos dias. O aumento das temperaturas é, para ele, uma ótima notícia. A loja onde trabalha oferece mais 90 sabores diferentes de suco e está com as vendas a pleno vapor. "Tem dias que chego a vender 500 sucos. É uma maravilha. Não gosto de calor, mas faz muito bem aos negócios", conta.

butecolago.jpg

Lourival Dorneles comemora as boas vendas em loja de sucos: "É uma maravilha. Não gosto de calor, mas faz muito bem aos negócios"(foto: Túlio Santos/EM/DA Press)

 

Até o momento, a maior temperatura do ano foi registrada na tarde de 13 de setembro, quando os termômetros atingiram 36,4°C na Estação da Pampulha, ainda no inverno. O recorde de calor anterior em Belo Horizonte para 2019 era de 35°C, em fevereiro.


O calorão só deve dar trégua a partir de quinta-feira, quando são esperadas pancadas de chuva e trovoadas no fim da tarde e noite. Com as precipitações causadas por áreas de instabilidade, o meteorologista prevê uma breve queda na temperatura, ficando em 33°C e melhorando a qualidade do ar.


E Minas Gerais teve termômetro acima dos 40°C. A maior temperatura ontem foi registrada em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, com o calor de 41°C, máxima que deve ser mantida hoje. No Triângulo Mineiro e nas regiões Centro-Oeste, Sul, Campos das Vertentes e Zona da Mata há previsão de chuva.


Alerta

Com o tempo seco, alguns cuidados devem ser tomados para evitar danos à saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera os índices entre 21% e 30% como estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta, e abaixo de 12%, estado de emergência. O índice considerado ideal é 60%. O clima seco já predomina na capital desde o início da semana. Ontem, a umidade relativa do ar ficou em 21%. Para se ter uma ideia, nos desertos a umidade gira em torno de 10%.


Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir na hidratação, consumindo muito líquido e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele. O período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras e usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente.


*Estagiária sob supervisão da subeditora Rachel Botelho