array(31) {
["id"]=>
int(165792)
["title"]=>
string(102) "Black Friday em BH: comércio está otimista, mas 48% dos consumidores não devem gastar, diz pesquisa"
["content"]=>
string(5733) "PÉ NO FREIO?
O comércio de Belo Horizonte espera encerrar novembro com faturamento na casa dos R$ 2 bilhões. A projeção é justificada pelo otimismo com a Black Friday – cujo dia oficial é nesta sexta-feira (30), mas que não impediu lojistas e marcas de antecipar promoções desde o início do mê. Porém, se depender da disposição do consumidor os números podem não se concretizar.
Pelo menos é o que aponta levantamento divulgado ontem pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis (Ipead), da UFMG.
Dados mostram que 48,40% das pessoas consultadas não pretendem aproveitar as promoções da megaliquidação. Outros 25,57% ainda estão na dúvida se vão aproveitar o saldão. Os que responderam que pretendem comprar somam 26,03%. Desses, as mulheres são a maioria: 30,43% contra 21,15% dos homens.
Produtos que o consumidor pretende adquirir na Black Friday, segundo o Ipead.
Roupas, calçados e acessórios (relógio, joias, bijuterias): 38,60%
Eletrônicos (TV, videogame, smartphone): 36,84%
Beleza e perfumaria (cremes, maquiagem): 22,81%
Eletrodomésticos (máquina de lavar, airfryer, geladeira): 14,04%
Brinquedos em geral: 12,28%
Móveis (guarda-roupa, cama, sofá, mesa de jantar): 10,53%
Informática (notebook, computador): 8,77%
Outros: 5,26%
Viagens (pacotes, passagens aéreas, etc): 3,51%
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a aposta do comércio é de que a maioria dos consumidores que pretende ir às compras vai adquirir eletrodomésticos, eletrônicos e móveis. Para o CDL, até quatro ítens comprados por consumidor são esperados. Já a pesquisa do Ipead aponta que as preferências serão roupas, calçados e acessórios (38,60%), seguidos de eletrônicos (36,84%).
Veja orientações e direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um guia com orientações e direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor para os brasileiros a aproveitarem as promoções da Black Friday de forma mais segura e consciente.
Documento chama atenção para o aumento de reclamações [O GUIA]durante grandes eventos de promoção, como ofertas falsas, preços inflacionados antes dos descontos e problemas na entrega de produtos.
Na edição de 2023, as plataformas de proteção ao consumidor receberam mais de 7 mil queixas de cidadãos frustrados com falsas promessas de descontos e vantagens. A Senacon informou que vai monitorar o mercado e atuar em parceria com órgãos de defesa do consumidor para coibir irregularidades e aplicar sanções a empresas que desrespeitarem os direitos dos consumidores.
Também incentiva o uso da plataforma Consumidor.gov.br para a resolução direta de conflitos entre consumidores e empresas cadastradas. “Mais de 80% das reclamações registradas no portal têm desfecho positivo”, diz o texto.
Fonte:hojeemdia.com.br
"
["author"]=>
string(6) "Minas1"
["user"]=>
NULL
["image"]=>
array(6) {
["id"]=>
int(621592)
["filename"]=>
string(20) "ivanablackfriday.jpg"
["size"]=>
string(5) "93896"
["mime_type"]=>
string(10) "image/jpeg"
["anchor"]=>
NULL
["path"]=>
string(3) "bb/"
}
["image_caption"]=>
string(143) " Consumidora "paquera" vitrine em BH: roupas serão os itens mais procurados, de acordo com pesquisa do Ipead (Valéria Marques / Hoje em Dia)"
["categories_posts"]=>
NULL
["tags_posts"]=>
array(0) {
}
["active"]=>
bool(true)
["description"]=>
string(174) "Dia oficial de promoções é esta sexta-feira (29), mas muitas lojas já anunciam preços mais baixos desde o início do mês
"
["author_slug"]=>
string(6) "minas1"
["views"]=>
int(66)
["images"]=>
NULL
["alternative_title"]=>
string(0) ""
["featured"]=>
bool(false)
["position"]=>
int(0)
["featured_position"]=>
int(0)
["users"]=>
NULL
["groups"]=>
NULL
["author_image"]=>
NULL
["thumbnail"]=>
NULL
["slug"]=>
string(95) "black-friday-em-bh-comercio-esta-otimista-mas-48-dos-consumidores-nao-devem-gastar-diz-pesquisa"
["categories"]=>
array(1) {
[0]=>
array(9) {
["id"]=>
int(435)
["name"]=>
string(5) "Minas"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(5) "minas"
}
}
["category"]=>
array(9) {
["id"]=>
int(435)
["name"]=>
string(5) "Minas"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(5) "minas"
}
["tags"]=>
NULL
["created_at"]=>
object(DateTime)#539 (3) {
["date"]=>
string(26) "2024-11-29 15:44:28.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["updated_at"]=>
object(DateTime)#546 (3) {
["date"]=>
string(26) "2024-11-29 15:44:28.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["published_at"]=>
string(25) "2024-11-29T15:40:00-03:00"
["group_permissions"]=>
array(4) {
[0]=>
int(1)
[1]=>
int(4)
[2]=>
int(2)
[3]=>
int(3)
}
["image_path"]=>
string(23) "bb/ivanablackfriday.jpg"
}
PÉ NO FREIO?
O comércio de Belo Horizonte espera encerrar novembro com faturamento na casa dos R$ 2 bilhões. A projeção é justificada pelo otimismo com a Black Friday – cujo dia oficial é nesta sexta-feira (30), mas que não impediu lojistas e marcas de antecipar promoções desde o início do mê. Porém, se depender da disposição do consumidor os números podem não se concretizar.
Pelo menos é o que aponta levantamento divulgado ontem pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis (Ipead), da UFMG.
Dados mostram que 48,40% das pessoas consultadas não pretendem aproveitar as promoções da megaliquidação. Outros 25,57% ainda estão na dúvida se vão aproveitar o saldão. Os que responderam que pretendem comprar somam 26,03%. Desses, as mulheres são a maioria: 30,43% contra 21,15% dos homens.
Produtos que o consumidor pretende adquirir na Black Friday, segundo o Ipead.
Roupas, calçados e acessórios (relógio, joias, bijuterias): 38,60%
Eletrônicos (TV, videogame, smartphone): 36,84%
Beleza e perfumaria (cremes, maquiagem): 22,81%
Eletrodomésticos (máquina de lavar, airfryer, geladeira): 14,04%
Brinquedos em geral: 12,28%
Móveis (guarda-roupa, cama, sofá, mesa de jantar): 10,53%
Informática (notebook, computador): 8,77%
Outros: 5,26%
Viagens (pacotes, passagens aéreas, etc): 3,51%
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a aposta do comércio é de que a maioria dos consumidores que pretende ir às compras vai adquirir eletrodomésticos, eletrônicos e móveis. Para o CDL, até quatro ítens comprados por consumidor são esperados. Já a pesquisa do Ipead aponta que as preferências serão roupas, calçados e acessórios (38,60%), seguidos de eletrônicos (36,84%).
Veja orientações e direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um guia com orientações e direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor para os brasileiros a aproveitarem as promoções da Black Friday de forma mais segura e consciente.
Documento chama atenção para o aumento de reclamações [O GUIA]durante grandes eventos de promoção, como ofertas falsas, preços inflacionados antes dos descontos e problemas na entrega de produtos.
Na edição de 2023, as plataformas de proteção ao consumidor receberam mais de 7 mil queixas de cidadãos frustrados com falsas promessas de descontos e vantagens. A Senacon informou que vai monitorar o mercado e atuar em parceria com órgãos de defesa do consumidor para coibir irregularidades e aplicar sanções a empresas que desrespeitarem os direitos dos consumidores.
Também incentiva o uso da plataforma Consumidor.gov.br para a resolução direta de conflitos entre consumidores e empresas cadastradas. “Mais de 80% das reclamações registradas no portal têm desfecho positivo”, diz o texto.
Fonte:hojeemdia.com.br