Com ventos passando a soprar de Sul e Sudeste, transportando a umidade do oceano para a região, o que causa muita nebulosidade e favorece a ocorrência de garoa e chuviscos, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), as condições devem aliviar o tempo seco em algumas cidades, elevando os índices de umidade, melhorando a qualidade do ar e amenizando o calor.

Das capitais do Sudeste brasileiro, Belo Horizonte deve apresentar os piores índices de umidade do ar nos próximos dias, com a preocupante marca de 20% – a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana. Na cidade, a temperatura mínima chega a 14°C e, a máxima, a 34º C.

O índice – bem abaixo do mínimo ideal – deixa BH ainda em estado de alerta.

Tais condições favorecem a ocorrência de problemas como o ressecamento das mucosas, dos olhos e das vias respiratórias, que levam ao agravamento de doenças respiratórias preexistentes e ao aumento no risco de desidratação. Sangramento pelo nariz e ressecamento da pele são outros efeitos comuns.

Todos podem sofrer os efeitos do tempo seco, especialmente os idosos, portanto, é importante reforçar a hidratação, evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h. Recorrer a umidificadores de ar é outra estratégia indicada.

Outras cidades do Sudeste
Na Grande São Paulo, por outro lado, também com mínima de 14°C, a umidade do ar mínima será de 45%, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Rio de Janeiro também mantém o índice preocupante de umidade do ar nesta semana. Neste domingo e na quarta, as mínimas poderão chegar a 50% e 40%, respectivamente. A temperatura deve variar entre 17°C mínima, e máxima 31°C, após registrar 39°C neste sábado (14).

Em Vitória, a umidade mínima de 40% seguirá no domingo e na segunda, com melhora a partir de terça (60%). As temperaturas variam entre 20°C e 30°C nos próximos dias.

Centro-Oeste
No Centro-Oeste, Brasília tem a pior previsão de umidade (mínima de 10% a 20%) para esta semana. A temperatura ficará entre 16°C e 33°C.

Cuiabá também poderá ter mínimas de 10% a 30% na umidade do ar. A temperatura máxima poderá alcançar 43°C na quarta-feira.

Em Campo Grande, as mínimas dos índices de umidade serão entre 20% e 40%. O domingo tem previsão de pancadas de chuva de manhã até a noite. A semana terá temperaturas de 15°C a 38°C.

Goiânia segue o padrão crítico de Brasília com umidade mínima com 10% a 20% para os próximos dias. A temperatura deve variar entre 19°C e 37°C.

Sul
Já no Sul, de domingo a terça, Porto Alegre poderá ter umidade mínima abaixo de 50%. Na quarta, bate 60%. A temperatura mínima será de 10ºC, neste domingo, e a máxima de 23ºC, na terça.

Florianópolis terá uma boa umidade ao longo da semana e temperaturas entre 15ºC e 21ºC.

Curitiba poderá ter 9ºC na quarta-feira, e uma media de máxima em 17ºC, na semana. A umidade do ar também terá índices satisfatórios.

Norte
No Norte, com temperatura máxima de até 39°C, Belém poderá registrar, até quarta, taxas abaixo de 50% na umidade.

Manaus segue com umidade prejudicial a saúde, com índices abaixo de 40%, e altas temperaturas, com 41°C (máxima) para domingo e 40°C para os dias seguintes.

Apesar de um clima estável (36°C de máxima), Macapá poderá ter umidade abaixo de 40%. O mesmo cenário de Boa Vista.

Com mínimas de 30% todos os dias, Porto Velho terá temperatura máxima de 40°C.

Rio Branco terá temperatura máxima de 39°C e umidade mínima de 30%.

Palmas terá temperatura de até 40°C e umidade de 15%.

Nordeste
Por fim, no Nordeste, Salvador terá temperatura máxima de 31°C, com umidade mínima de 40%, mesma previsão para Fortaleza.

Maceió terá máxima de 30°C, e a umidade esperada é de 40%.

São Luís terá temperatura máxima de 35ºC e umidade mínima de 35%.

Natal poderá chegar a 30ºC, na máxima, e uma umidade abaixo de 50% durante todos os dias. Cenário parecido em João Pessoa.

Recife terá temperaturas entre 22°C e 30°C, e umidade variando entre 55% a 95%.

Teresina poderá registrar 38°C e umidade de 20%.

Aracaju terá máxima de 31°C na temperatura e 40% de umidade mínima.


(Com Jorge Abreu | Folhapress)