DOMINGO

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), confirmou que no próximo domingo (30), dia do segundo turno das eleições, o serviço de transporte de ônibus será gratuito na cidade. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (24), pelas redes sociais.


O decreto que oficializa a decisão será publicado na edição desta terça (25) do Diário Oficial do Município (DOM) e prevê a adoção do quadro de horários de dias úteis.

A medida, segundo ele, tem o objetivo de viabilizar o direito ao voto do cidadão. A prefeitura ainda não informou se o número de viagens será reforçado.


Na publicação, o prefeito da capital defendeu que “votar é direito de todos”, e que é dever do Estado “promover esforços para que esse direito seja garantido”.

A possibilidade de transporte gratuito nas cidades brasileiras foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.


Na última quarta-feira (19), o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, criticou a possibilidade de gratuidade das passagens.


Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setra-BH) disse que só irá se manifestar sobre essa decisão após a publicação do decreto.