Além da Campanha Estadual de Multivacinação, que começou nesta segunda-feira (4), Belo Horizonte deve ter um Dia D de Vacinação. A ação está prevista para ocorrer no dia 23 de novembro, um sábado. A informação foi repassada a O TEMPO pelo diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica de Belo Horizonte, Paulo Roberto Lopes Corrêa.

"Dentro deste mês, que é de chamamento para a atualização do cartão vacinas, teremos o Dia D, no dia 23 de novembro. Vai haver uma grande movimentação em Belo Horizonte para que seja um outro dia de oportunidade para a vacinação de crianças e adolescentes", afirmou o diretor. 

Apesar de confirmar o dia 23 como data da iniciativa, Paulo ainda não dá detalhes de como e onde a campanha vai ser realizada. "Ainda estamos traçando a estratégia para colocar a vacina o mais próximo possível da família, para que elas não percam a oportunidade", resumiu Paulo, que ressalta que não é preciso esperar a campanha para levar as crianças e adolescentes para se imunizar. 

"A vacina está disponível no Centro de Saúde durante a semana, na rotina da criança e do adolescente. É não perder a oportunidade", convoca.

Vacinas contra covid-19

Em setembro de 2024, uma reportagem de O TEMPO denunciou falta de vacinas em algumas cidades mineiras, entre elas a que previne a covid-19. Em Belo Horizonte, a Campanha Estadual de Multivacinação vai começar já com aplicação do imunizante, depois que a capital recebeu 8,2 mil doses para crianças e adultos. Mesmo assim, ainda há dúvidas se será possível imunizar todo o público até 14 anos de idade. 

"Temos que avaliar, pois é preciso ver quantas pessoas estão com essa vacina em atraso. Esse quantitativo foi uma remessa extra que recebemos do estado e vai trazer um alento para que possamos atualizar as vacinas em atraso para este público", afirma o diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica de BH, Paulo Roberto Lopes Corrêa.

O TEMPO perguntou à PBH qual a quantidade de pessoas até 14 anos que precisam se vacinar contra a covid-19, mas ainda não obteve retorno. A reportagem será atualizada em caso de resposta. 

Falta de vacinas contra catapora 

Se por um lado será possível vacinar pelo menos algumas crianças e adolescentes contra covid-19 neste início de campanha, por outro a ação começa sem imunização contra a catapora. Conforme a prefeitura de BH, a vacina contra a doença está em falta em todo Brasil. Paulo Roberto afirma que a capital mineira aguarda o Minas da Saúde enviar remessas da vacina e alerta para o perigo que a doença representa. 

"É uma doença transmissível, e a vacina protege contra as variantes", diz.